A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul), está prestes a alcançar conquista significativa no ramo turístico: a capital foi selecionada por chamada pública promovida pelo Ministério do Turismo para a etapa final do Projeto “Estratégia Nacional DTI Brasil”. Serão escolhidas 10 cidades para se tornar um Destino Turístico Inteligente (DTI). O resultado do projeto será divulgado no dia 7 de junho.
Na lista divulgada pelo Ministério do Turismo, 48 cidades foram pontuadas e a capital goiana ficou em segundo lugar no ranking. “Conquista é fruto do trabalho de nossos gestores e servidores”, pontua o prefeito Rogério Cruz. Presidente da Agetul, Valdery Júnior ressalta que “esse reconhecimento é resultado do compromisso da atual gestão em promover melhorias no setor turístico e buscar soluções inovadoras para os desafios enfrentados”.
Os 10 destinos selecionados, após completarem seu Plano de Transformação, receberão o certificado de “DTI em Transformação”, o que não significa que sejam destinos turísticos inteligentes, mas que estão no caminho para essa transformação. “A responsabilidade das cidades que se tornarão Destino Turístico Inteligente (DTI) é de extrema importância, pois lhes impõe a necessidade de se destacarem pela capacidade de gerenciar processos e territórios de forma inovadora e sustentável”, informa o presidente da Agetul.
Dentre os critérios da seletiva, está o de ter como objetivo o compromisso de melhorar a qualidade de vida dos moradores locais e proporcionar experiência positiva aos turistas que visitam a cidade. Para ser considerado um Destino Inteligente, o município deve se esforçar para resolver desafios em áreas como segurança, acessibilidade, infraestrutura, comunicação, marketing, entre outras, utilizando tecnologias avançadas e inovadoras.
Para o presidente da Agetul, “essa é uma nova página que começa a ser escrita por Goiânia”. “Estamos ansiosos para o resultado. A equipe técnica de turismo da Agetul se empenhou muito para que pudéssemos alcançar essa classificação. Além de impactar significativamente o município e região, essa conquista trará benefícios positivos para todo o Estado. Estamos em segundo lugar na lista divulgada pelo MTur, temos grandes chances de nos tornar um Destino Turístico Inteligente”, afirma.
“Goiânia está preparada para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo setor turístico. Nosso foco é promover o crescimento econômico e garantir também o bem-estar da população goiana e goianiense. A inclusão de Goiânia na Seleção Pública do Ministério do Turismo mostra o esforço da Prefeitura de Goiânia em querer entregar o melhor para todos os cidadãos,” completa.
Deixe um comentário