O diretor de Assuntos Regulatórios, Qualidade e Ensaios Clínicos do Butantan, Gustavo Mendes, foi um dos dez pesquisadores selecionados em 2023 para integrar a Academia de Ciências Farmacêuticas.
Para alcançar uma das 140 cadeiras disponíveis, o cientista passou por uma análise curricular rigorosa, que incluiu a avaliação da trajetória acadêmica e também de suas publicações científicas.
Este ano, foram disponibilizadas dez novas vagas na academia. A liberação de novascadeiras pode ocorrer devido ao falecimento de pesquisadores ou por terem se tornado eméritos – atingido os 80 anos de idade.
A solenidade de entrada de novos acadêmicos aconteceu na última sexta-feira (7), no Auditório Branco da Escola Superior do Instituto Butantan (ESIB).
Sobre Gustavo Mendes
Gustavo Mendes é diretor de Assuntos Regulatórios, Controle de Qualidade e Estudos Clínicos do Instituto Butantan, órgão ligado à Secretaria de Estado da Saúde. O pesquisador é graduado em Farmácia pela Universidade de Brasília (UnB) e em História pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).
Além disso, é especialista em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), mestre em Farmacologia e Toxicologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e doutorando em Ciências Farmacêuticas também pela UEM.
Com mais de 20 anos de experiência, Gustavo Mendes atuou com registro farmacêutico no Laboratório Teuto Brasileiro e percorreu diferentes setores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tornando-se referência internacional em assuntos regulatórios, medicamentos biológicos, registro de medicamentos, entre outros assuntos técnicos da área.
Foi ainda cientista pesquisador no Internacional Vaccines Institute, em Seul, na Coreia do Sul, onde acompanhou o desenvolvimento de novas vacinas para doenças negligenciadas.
Deixe um comentário