terça-feira , 8 abril 2025
MundoNotícia

No Irã, polícia intensifica controle de mulheres que não usam véu

55

“Desde esta segunda-feira, 17, a polícia – em patrulhas de carro e a pé – esta  alertando e punindo as pessoas que, infelizmente, desobedecem às ordens e continuam desrespeitando o código de vestimenta”, afirmou o porta-voz Said Montazeralmahdi, citado pela agência Tasnim. O anúncio acontece 10 meses após a morte, em 16 de setembro de 2022, da curda iraniana Mahsa Amini, que tinha apenas 22 anos e foi detida pela polícia da moral sob a acusação de ter violado o código de vestimenta da República Islâmica, que obriga as mulheres a usar o véu em público.

Nos últimos dias, fotos e vídeos – cuja autenticidade a AFP não conseguiu comprovar com fontes independentes – publicados nas redes sociais mostram policiais de xador (veste feminina que cobre o corpo todo com a exceção do rosto) multando e detendo mulheres que não usavam o véu.

O jornal reformista Shargh informou neste domingo que quatro mulheres foram condenadas recentemente a “frequentar aulas de psicologia e a limpar hospitais”. Elas também foram proibidas de dirigir por dois anos.

Protestos em todo o mundo

A morte de Mahsa Amini desencadeou um grande movimento de protesto, com manifestações em várias cidades do mundo em outubro e novembro do ano passado. Centenas de pessoas, incluindo integrantes das forças de segurança, morreram nos confrontos e milhares foram detidas. Sete homens foram executados depois de condenados por participação no movimento.

Acusada e criticada pelos manifestantes, a polícia da moral havia desaparecido da maioria das ruas iranianas nos últimos meses e cada vez mais mulheres saíam de casa sem o véu, especialmente na capital Teerã e nas grandes cidades iranianas.

Desde o início do ano, as autoridades adotaram uma série de iniciativas, que vão do fechamento de estabelecimentos comerciais, principalmente restaurantes, até a instalação de câmeras para localizar as pessoas que desafiam a proibição. (Com informações da AFP)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...