sábado , 23 novembro 2024
EducaçãoPolítica

CE pode votar permissão para contribuição previdenciária de bolsistas

35

A Comissão de Educação (CE) se reúne na próxima terça-feira (15), a partir das 10h, e pode votar o projeto de lei que autoriza a contribuição previdenciária dos estudantes bolsistas (PL 675/2022). Se for aprovado, o projeto seguirá para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

O projeto contempla os estudantes bolsistas que estão cursando mestrado ou doutorado e que estão em pós-doutorado. Eles serão incluídos na alíquota especial de contribuição voluntária para a previdência de 5%, situação semelhante à dos microempreendedores individuais. Hoje, esses estudantes só podem optar pela contribuição voluntária de 20%.

Para o relator do projeto, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), a mudança será um “estímulo” ao ingresso dos bolsistas no sistema de seguridade. O senador modificou o projeto, porém, retirando a possibilidade de estudantes de cursos de especialização participarem da alíquota de 5%. O motivo é minimizar o impacto financeiro da medida.

Se for aprovado, o PL 675/2022 seguirá para a CAE, que terá a palavra final sobre ele. O projeto tramita em conjunto com outra proposição, de conteúdo semelhante (PL 2849/2023), que tem parecer pelo arquivamento.

Outros temas

A pauta completa da CE para a terça-feira tem quatro projetos de lei. Outro que pode ser votado é o texto que permite a criação de comissões de negociação para reajuste de mensalidades em escolas (PL 1237/2019). Se a comissão aprová-lo, ele poderá seguir diretamente para a Câmara dos Deputados sem passar pelo Plenário, a menos que haja recurso para que isso aconteça.

As comissões serão permitidas em todas as instituições privadas, desde a pré-escola até o ensino superior, e poderão ser criadas quando houver discordância quanto ao valor de aumento das taxas. O relator, senador Esperidião Amin (PP-SC), propôs emenda excluindo do texto as cooperativas educacionais. O projeto já passou pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e a CE terá a palavra final sobre ele.

A comissão pode votar também dois requerimentos. Um deles (REQ 82/2023) pede a realização de audiência pública sobre comunicação audiovisual por demanda, campo em que se incluem os serviços de streaming. A proposta é do senador Humberto Costa (PT-PE). Fonte: Agência Senado

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...

Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que permite ao Congresso suspender decisão do Supremo

A proposta altera a Constituição e ainda precisa ser analisada por uma...