sexta-feira , 22 novembro 2024
Saúde

Câncer de próstata: não espere pelos sintomas

39

A cada 8 minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata no Brasil, e, a cada 40 minutos, um deles morre em decorrência da doença. Quem tem o pai ou irmão com câncer de próstata também tem um risco duas a três vezes maior de desenvolver o problema. O urologista Dr. Rodrigo Rosa de Lima explica que o câncer de próstata não tem cura se diagnosticado em estágio avançado, entretanto, pode ser controlado por meio de bloqueio dos hormônios masculinos, medicação, cirurgia, e, em alguns casos selecionados, quimioterapia. Contudo, a prevenção ainda é o melhor remédio, ressalta.

Nos próximos dias tem início o “Novembro Azul”, uma campanha de conscientização que busca alertar os homens sobre a importância da saúde masculina, com foco especial na prevenção do câncer de próstata. A iniciativa tem por objetivo incentivar os homens a realizarem o exame de próstata regularmente, tendo em vista que o diagnóstico precoce garante melhores chances de tratamento.

O câncer de próstata representa a segunda maior causa de morte por câncer no Brasil, sendo o tipo mais comum em homens no mundo. O especialista explica também que o câncer de próstata é assintomático entre 70% e 80% dos casos. “Quando apresentam sintomas, normalmente a doença já se espalhou para outros órgãos em até 95% dos casos, portanto, o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura, com menos efeitos colaterais”.

De acordo com o médico, 10% dos casos de câncer de próstata podem ser suspeitados apenas pelo toque retal. Por isso, é de extrema importância fazer o exame a partir dos 50 anos de idade, ou a partir dos 45, se houver casos na família. Além disso, o exame de sangue para dosagem de PSA, que é um proteína produzida pelo tecido da próstata, mas também pelas células cancerosas, é fundamental para o diagnóstico precoce.

É importante lembrar também que, além do câncer de próstata, o Novembro Azul aborda questões gerais de saúde masculina, incluindo doenças cardíacas, diabetes, saúde mental e muito mais. A campanha visa incentivar os homens a adotarem um estilo de vida saudável e a realizarem check-ups regulares para prevenir e detectar problemas de saúde precocemente.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Saúde

Associação de Hormonologia critica decisão da Anvisa de suspender implantes hormonais manipulados

A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) criticou a decisão da Anvisa de...

Saúde

COVID-19: secretarias estaduais de saúde registraram tendência de queda de casos no DF, GO e RJ

O mais recente Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com dados...

Saúde

Mulheres têm 50 vezes mais chances de desenvolver infecção urinária

O Hospital Urológico se une ao Outubro Rosa para conscientizar as mulheres...

Saúde

Incidência de cálculo renal aumenta na seca

Com mais de 100 dias de estiagem, muitos goianos enfrentam dificuldades para...