quinta-feira , 21 novembro 2024
Política

Senado aprova PEC que estabelece novas regras para eleições em tribunais de justiça estaduais

23

O Plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (14), em primeiro e segundo turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 26/2022, que cria novas regras para a eleição dos órgãos diretivos dos tribunais de Justiça dos estados. Agora, a matéria segue para promulgação em uma sessão solene do Congresso Nacional, em data ainda a ser definida.

A proposta foi aprovada com 57 votos a favor e 5 contra no primeiro turno e, no segundo turno, recebeu 57 votos a favor e 3 contra.

A PEC 26/2022 modifica o artigo 96 da Constituição e aplica-se aos tribunais de Justiça dos estados com pelo menos 170 desembargadores em efetivo exercício, como é o caso dos tribunais de São Paulo e Rio de Janeiro. As eleições para os órgãos diretivos serão realizadas entre os membros do tribunal pleno, por maioria absoluta e com voto direto e secreto. O mandato dos eleitos será de dois anos, com possibilidade de uma recondução sucessiva.

A proposta, originada na Câmara dos Deputados, foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado em novembro de 2023, sob a relatoria do senador Weverton (PDT-MA).

Debates

Durante a discussão, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) criticou a PEC, chamando-a de “casuísmo” e alegando que poderia abrir precedentes para reeleições no Supremo Tribunal Federal (STF). Já o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) discordou, argumentando que a proposta “não obriga ninguém a se reeleger”. A PEC também foi defendida pelos senadores Weverton e Romário (PL-RJ).

Tramitação

Para ser aprovada, uma proposta de emenda à Constituição deve ser votada em dois turnos em cada Casa do Congresso e precisa do apoio de três quintos dos deputados (308 votos) e dos senadores (49 votos). Se aprovada, a emenda é promulgada pelo Congresso em sessão solene, sem necessidade de sanção presidencial.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...

Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que permite ao Congresso suspender decisão do Supremo

A proposta altera a Constituição e ainda precisa ser analisada por uma...