Pelo menos uma a cada três empresas no Brasil está priorizando a automação de processos e tarefas para driblar a dificuldade de recrutamento de talentos, apontou um estudo da ManpowerGroup, líder global em soluções de seleção e treinamento, realizado no ano passado. O relatório indicou que 80% dos empregadores no Brasil encontram dificuldades para recrutar os funcionários que precisam.
Essa tarefa torna-se ainda mais desafiadora no contexto das micro e pequenas empresas (MPEs) que, embora sejam responsáveis por 60% das contratações no País, segundo levantamento do Sebrae, contam com menos recursos e tempo para os treinamentos da equipe e sofrem mais ao lidar com a rotatividade e os altos custos trabalhistas.
É nesse cenário que vem ganhando força a implantação de atendimento com base em inteligência artificial. Uma startup goiana desenvolveu um colaborador virtual que opera por meio de inteligência artificial, através do WhatsApp. Trata-se do Funcionário.AI, que, ao ser programado pelas empresas, recebe um nome e atende como se fosse humano.
Diferentemente dos tradicionais programas de chatbot, que dão apenas respostas programadas para algumas perguntas, os colaboradores de inteligência artificial são treinados para entender contextos, compreender áudios, fazer sugestões e até perceber o estado de humor de quem está teclando.
“Essas AIs são treinadas para entender e identificar padrões de expressão das emoções, como tristeza, exaltação e outros. Quando identificam esses padrões, elas reagem a isso”, explica Loryane Lanne, especialista em IA, UX designer, influenciadora de tecnologia, sócia e CEO da Acelérion.
Segundo Loryane, as empresas têm contratado a Funcionária.AI para funções de venda, suporte técnico e secretariado, podendo substituir mais de um colaborador. Para exercer funções que vão desde o primeiro atendimento com a apresentação de produtos e serviços até o esclarecimento de dúvidas, a Funcionária.AI é conectada ao estoque da empresa e consegue levantar dados, cruzar cenários e fornecer informações com exatidão, sem a eventual falha de memória que acomete os humanos. Outra vantagem é que o atendimento é contínuo e ininterrupto, ou seja, funciona 24 horas, sem o custo de horas extras.
Falta de tempo e recursos
Lançada há um ano, a Funcionária.AI chegou ao mercado após dois anos de estudos e testes. Loryane explica que a ferramenta de IA foi desenvolvida para atender, especificamente, a uma necessidade recorrente da grande maioria dos micro, pequenos e médios empreendedores: a falta de tempo e recursos para treinar novos colaboradores e aumentar seu poder de competitividade.
“Para se ter uma ideia, um pequeno empresário demora, em média, um mês para treinar um novo funcionário. Ou seja, uma vendedora demoraria um mês para estar preparada. Só que esse empresário não tem esse tempo, e muitas vezes nem recursos para tal”, detalha Loryane Lanne. De acordo com a CEO da Acelérion, por meio da plataforma Especialista.AI é possível treinar uma vendedora IA em menos de 24 horas e já conectá-la ao WhatsApp para atender seus clientes.
“Uma IA é como se fosse um bebê, que vai adquirindo informações e, conforme vai ‘crescendo’, evolui em sua capacidade de responder a estímulos e entender emoções no cotidiano, aprendendo a verbalizar isso depois. No entanto, no caso da IA, isso ocorre em segundos. Então, em algumas horas, criamos a personalidade dessa IA, e ela já está pronta. Depois, rodamos para o cliente, que faz suas considerações, e fazemos os ajustes necessários, até se enquadrar perfeitamente nas especificidades que ele precisa para o atendimento do seu negócio”, explica Loryane.
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