segunda-feira , 19 maio 2025
Saúde

Estudo aponta que estresse aumenta idade biológica e revela como reverter o efeito

48

De acordo com a Pesquisa da International Stress Management Association no Brasil (ISMA-BR) realizada em 2023, o Brasil é o segundo país mais estressado do mundo. Esse dado assusta, principalmente pelos perigosos efeitos que o estresse causa no curto e longo prazo à saúde.

No entanto, esses impactos podem ser maiores do que se imaginava, afetando, inclusive, a idade biológica, como indica um novo estudo realizado por especialistas do Brigham and Women’s Hospital, em Boston, nos Estados Unidos e publicado na revista científica Cell Metabolism.

O estudo, que utilizou relógios biológicos para medir mudanças moleculares no DNA, analisou pacientes sob intenso estresse psicológico. Especialistas avaliaram amostras de sangue em três grupos: idosos que passaram por cirurgias, pacientes com Covid-19 em UTI e gestantes (incluindo fêmeas de camundongos). 

Em todos os casos, o estresse acelerou o envelhecimento biológico, mas a situação foi revertida quando o problema foi resolvido. 

Gestantes tiveram um aumento da idade biológica até o parto, enquanto pacientes de Covid-19 e idosos se recuperaram após a alta e cirurgias, respectivamente, indicando que os sinais de envelhecimento causados pelo estresse podem ser revertidos com o controle do problema.

Impactos do estresse na saúde geral:

1. Problemas cardíacos: Aumenta a pressão arterial e o risco de doenças cardíacas;

2. Imunidade baixa: Deixa o corpo mais vulnerável a doenças;

3. Distúrbios do sono: Pode causar insônia e prejudicar a qualidade do sono;

4. Ansiedade e depressão: Agrava problemas de saúde mental;

5. Tensão muscular: Gera dores no corpo e enxaquecas.

O estresse pode aumentar a idade biológica, mas ao cessar, ela pode ser revertida (Foto: Reprodução/FreePik)

Como controlar o estresse?

De acordo com o médico psiquiatra Dr. Flávio H. Nascimento, é importante contar com a ajuda de um profissional e aprender técnicas de controle emocional para evitar crises de estresse.

“Buscar a ajuda de um profissional capacitado para tratar o estresse é fundamental e não deve ser tida como última alternativa, pois um especialista pode te orientar e indicar o melhor caminho para o seu caso específico”.

“Mas você também pode tomar algumas atitudes para evitar crises de estresse, como meditar, fazer atividades físicas e ter uma alimentação saudável. Dormir bem e tirar um tempinho para relaxar também faz toda a diferença”.

“Aprender a organizar o tempo e ter uma boa divisão entre momentos para lazer e para trabalho ajuda a melhorar seu bem-estar”, conta Dr. Flávio.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Saúde

Harmonização Orofacial: por que os dentistas se destacam nessa área?

A Harmonização Orofacial (HOF) tem ganhado cada vez mais espaço entre os...

Saúde

Número de hospitalizações por influenza aumenta em algumas regiões país, aponta Fiocruz

Dados do último Boletim InfoGripe da Fiocruz revelam um aumento na quantidade...

Saúde

Nutricionista reforça a importância do leite para a saúde da mulher durante a gestação

O consumo regular do alimento reduz os riscos de pré-eclampsia, previne desnutrição...