quinta-feira , 21 novembro 2024
Agronegócio

Conab divulga lista de classificação das propostas de Compra e Distribuição de Sementes do PAA

28

Os agricultores e as agricultoras familiares que apresentaram propostas para a Compra e Distribuição de Sementes e Materiais Propagativos pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) devem estar atentos. Nesta terça-feira (1) a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga a lista de classificação dos projetos. Ao todo, serão destinados, neste momento, cerca de R$ 20 milhões para todo o país, com recursos repassados pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Os critérios para classificação dos projetos foram definidos pelo Grupo Gestor do Programa (GGPAA). Foram priorizadas as propostas que contam com participação de povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária, mulheres e juventude rural, conforme a Lei nº 14.628, de 20 de julho de 2023. As unidades recebedoras também foram avaliadas e contaram para o ranqueamento das propostas apresentadas. Tiveram preferência as entregas que priorizarão povos indígenas, quilombolas e demais povos e comunidades tradicionais.

Alguns dos projetos aprovados têm a contratação condicionada à realização de ajustes técnicos na proposta. A desclassificação de alguns projetos deve-se à ausência de apresentação de documentos exigidos nas Resoluções do Grupo Gestor do PAA ou por não estarem adequados aos objetivos do programa, em especial à garantia de segurança alimentar e nutricional das famílias recebedoras.

A partir da publicação das propostas aprovadas, tem início a fase de contratação dos projetos classificados. As associações e ou cooperativas devem procurar as superintendências regionais da Companhia e apresentar a documentação elencada no Documento 10 do Manual de Operações 30 da Conab. Nesta fase a organização deve apresentar o boletim, resultado, certificado ou comunicado de análise de sementes.

A entrega do produto adquirido está condicionada à obtenção de resultados adequados nos padrões divulgados pela Companhia ou em pareceres técnicos de instituições reconhecidas de pesquisa e assistência técnica. Os preços para a venda dos materiais propagativos serão definidos de acordo com a média de três cotações no mercado local ou regional realizada pela Conab.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Agronegócio

Experiência brasileira auxilia construção de política agrícola em Angola

Ao longo desta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irão realizar...

Agronegócio

Ministro Carlos Fávaro recebe representantes do setor produtivo de caprinos e ovinos

Reunião ocorreu nessa quinta-feira (11), na sede do Ministério da Agricultura e...

AgronegócioBA

Manga produzida na Bahia é incluída na lista do bônus PGPAF calculado pela Conab

Os produtores de manga do estado da Bahia podem novamente contar com...

Agronegócio

Boletim da Conab com monitoramento dos cultivos apresenta as condições das lavouras de trigo e do início da safra 2024/25

A análise do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado na quinta-feira (26)...