quinta-feira , 21 novembro 2024
Agronegócio

Ministro Carlos Fávaro recebe representantes do setor produtivo de caprinos e ovinos

27

Reunião ocorreu nessa quinta-feira (11), na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária

Nesta quinta-feira (11), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu, na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), o presidente da Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos, Pedro Martins, juntamente com outros representantes do setor. O objetivo do encontro foi discutir estratégias para impulsionar a comercialização e incentivar a produção nacional dessa cadeia produtiva.

Entre os participantes estavam Edemundo Gressler, presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), Francisco Facundo, secretário supervisor de Câmaras do Mapa, e Magali Moura, superintendente de Registro Genealógico da Arco.

Durante a reunião, Fávaro destacou a importância da abertura de novos mercados para os produtos agropecuários brasileiros: “Ao abrirmos um novo mercado, ampliamos as oportunidades de negócios para nossos produtores e demonstramos ao mundo o comprometimento do agronegócio brasileiro com a qualidade da produção”, afirmou.

Em setembro, o Brasil comemorou a 170ª abertura de mercado, após a autorização para exportação de caprinos e ovinos vivos para o Sultanato de Omã. “Recebemos essa notícia com grande satisfação, pois reconhecemos a relevância da cadeia para o Brasil,” afirmou Pedro Martins. Ele também destacou que 95% do rebanho caprino nacional está no Nordeste, assim como 65% do rebanho ovino, reforçando a importância dessa atividade para a economia local.

PAPEL DAS CÂMARAS

A Câmara Setorial de Caprinos e Ovinos foi criada em 13 de maio de 2004, em Salvador (BA), com o objetivo de apoiar e orientar o setor nas tomadas de decisão. Hoje, é composta por 27 órgãos e entidades que representam os diversos segmentos dessa cadeia produtiva.

No Ministério da Agricultura e Pecuária, as Câmaras Setoriais e Temáticas funcionam como importantes espaços de diálogo, promovendo o desenvolvimento das cadeias produtivas e a definição de ações prioritárias para o agronegócio brasileiro. Essa articulação entre governo e setor privado garante a participação democrática e transparente da sociedade na formulação de políticas públicas.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Agronegócio

Experiência brasileira auxilia construção de política agrícola em Angola

Ao longo desta semana, técnicos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irão realizar...

AgronegócioBA

Manga produzida na Bahia é incluída na lista do bônus PGPAF calculado pela Conab

Os produtores de manga do estado da Bahia podem novamente contar com...

Agronegócio

Conab divulga lista de classificação das propostas de Compra e Distribuição de Sementes do PAA

Os agricultores e as agricultoras familiares que apresentaram propostas para a Compra...

Agronegócio

Boletim da Conab com monitoramento dos cultivos apresenta as condições das lavouras de trigo e do início da safra 2024/25

A análise do Boletim de Monitoramento Agrícola (BMA), divulgado na quinta-feira (26)...