quarta-feira , 22 janeiro 2025
Futebol

Esporte 2024: Ministério do Esporte contempla áreas de vulnerabilidade social com 240 Espaços Esportivos Comunitários

18

Espaços que transformam as comunidades, valorizam os bairros e oferecem espaços para as famílias fazem parte do Novo PAC

As áreas de maior vulnerabilidade de todo o país foram contempladas com a construção de 240 Espaços Esportivos Comunitários em 239 municípios brasileiros e no Distrito Federal pelo Ministério do Esporte em 2024. A adoção dos espaços esportivos faz parte do Programa Novo PAC – Desenvolvimento e Sustentabilidade com diretriz do governo federal de prover acesso a espaços para práticas esportivas e de lazer, contribuindo para a redução da violência e para o fortalecimento de vínculos comunitários e redução de desigualdades sociais e regionais.

Os Espaços Esportivos Comunitários incluem infraestrutura como campo de futebol society, quadra de basquete 3×3, pista de caminhada, parquinho infantil e iluminação moderna, além de locais e mobiliários públicos indutores de vínculos comunitários e incentivadores de uma vida ativa e saudável para todas as idades, em todas as regiões do Brasil, especialmente em áreas de maior vulnerabilidade social, com valor estimado de R$ 1,5 milhão.

Projeção“Esses equipamentos são destinados à prática de atividades físicas e ao lazer para pessoas de todas as idades. Transformam as comunidades, valorizam os bairros e oferecem espaços para as famílias se reunirem nos finais de semana. É uma obra inserida no PAC e pretendemos chegar de 600 a mil unidades em todo o Brasil”, ressaltou Fufuca.

As mais de 4.000 propostas enviadas por 3.352 entes federativos distribuídos pelas 27 unidades da federação foram analisadas e classificadas como habilitadas e selecionadas. Todas as propostas que cumpriram os requisitos estabelecidos pelo Ministério do Esporte, e já dispõem de indicação de terreno com titularidade e dimensão compatível para implantação do Espaço Esportivo Comunitário foram classificadas como habilitadas, o próximo passo é o processo licitatório. 


“Esperamos inaugurar esses espaços no próximo ano, em diferentes regiões do país. Este ano foi marcado pelos primeiros passos, com recursos empenhados e algumas licitações municipais em andamento. Esses locais proporcionarão interação familiar, lazer e inúmeros benefícios para as comunidades”, concluiu o secretário nacional de Esporte Amador, Educação, Lazer e Inclusão Social, Paulo Henrique Cordeiro.

Assessoria de Comunicação – Ministério do Esporte 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Futebol

Boa produção e reabertura de exportações asiáticas tendem a favorecer oferta de arroz no mercado mundial

A boa produção de arroz não só no Brasil, como em outros...

Futebol

Pé-de-Meia: mais de 3,9 milhões de alunos foram beneficiados pelo programa

Canetas, lápis, cadernos e agenda. Itens básicos da lista de materiais escolares...

Futebol

Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas promove audiência com foco na COP29

A Comissão Mista Permanente Sobre Mudanças Climáticas (CMMC) promove na terça-feira (15)...

Futebol

Progressão da miopia na infância pode causar doenças oculares graves na vida adulta

A progressão da miopia na infância e na adolescência pode representar muito...