Ação da Agência promoveu mais segurança e avanço logístico em ferrovias estratégicas para o Brasil
Entre os dias 19 e 23 de maio, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) realizou inspeções que reforçaram um compromisso fundamental da Agência: garantir que os investimentos nas ferrovias brasileiras se traduzam, na prática, em segurança, eficiência logística e desenvolvimento para o país.
As ações de fiscalização abrangeram três frentes estratégicas: verificação de obras obrigatórias na Estrada de Ferro Carajás (EFC), checagem de medidas de segurança nas passagens em nível — pontos críticos para a segurança de quem circula nas proximidades da linha férrea — e vistoria das obras do novo terminal ferroviário da Rumo Malha Central (RMC), no trecho entre Porto Nacional (TO) e Uruaçu (GO).
Na EFC, a equipe técnica da ANTT inspecionou sete ativos de infraestrutura — como passarelas, muros de proteção e acessos — implantados no trecho estratégico entre Ponta da Madeira (MA) e Carajás (PA). Todos os ativos foram considerados tecnicamente adequados, sem pendências de engenharia, plenamente operacionais e prontos para servir aos usuários e às comunidades da região. Além disso, uma obra anteriormente notificada pela Agência, que havia recebido ressalvas técnicas, foi revisitada e constatou-se que a concessionária realizou todos os ajustes necessários, conforme as exigências da ANTT.
Outra frente das inspeções foi a verificação do Plano de Ação em Áreas de Risco (PAAR) em passagens em nível da região da Malha Sul. O objetivo foi avaliar as condições de segurança em locais que, historicamente, apresentam registros de acidentes envolvendo trens e veículos.
Foram analisados equipamentos de proteção ativa (como semáforos e sinalização sonora), sinalização passiva (placas, pintura horizontal e vertical), condições do pavimento, trilhos, dormentes e o chamado “triângulo de visibilidade”, essencial para que motoristas e pedestres possam enxergar a aproximação dos trens com antecedência. As inconsistências encontradas gerarão determinações formais à concessionária para ações corretivas imediatas, além de articulações com órgãos de trânsito municipais e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para melhorias em vias sob responsabilidade pública, como a BR-280.
As ações fazem parte da operação especial de segurança ferroviária do Maio Amarelo 2025, alinhadas ao Plano Anual de Fiscalização da ANTT e ao compromisso da Agência com a redução de acidentes e a preservação de vidas.
Novo terminal pronto para operar no coração do Brasil
A inspeção também percorreu o trecho entre Porto Nacional (TO) e Uruaçu (GO), onde a ANTT vistoriou as obras do novo Terminal de Grãos de Alvorada, da Rumo Malha Central. A avaliação técnica confirmou que o terminal está totalmente concluído e pronto para entrar em operação assim que houver a autorização formal da Agência. O terminal é uma peça-chave para a expansão logística da região Centro-Norte, ampliando a capacidade de escoamento de grãos e fortalecendo a integração ferroviária com o restante do país.
“As inspeções realizadas reforçam o papel da ANTT como garantidora de que os contratos de concessão não sejam apenas documentos assinados, mas compromissos efetivos com a sociedade, traduzidos em infraestrutura de qualidade, segurança operacional e desenvolvimento econômico”, disse o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
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