sábado , 23 novembro 2024
BrasíliaPolítica

Senado vota atendimento telefônico diferenciado a pessoas com deficiência

21

O Plenário pode votar na terça-feira (28) um projeto de lei que prevê atendimento telefônico diferenciado a pessoas com deficiência. A sessão está marcada para as 14h e tem outros três itens na pauta.

O PL 4.486/2019 já foi aprovado na Câmara dos Deputados. No Senado, o texto recebeu parecer favorável das comissões de Direitos Humanos (CDH) e de Ciência e Tecnologia (CCT). A relatora na CCT, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), acolheu uma emenda sugerida pelo relator na CDH, senador Fabiano Contarato (PT-ES). Se aprovado, o texto retorna à Câmara.

Segundo a proposição, pessoas com deficiência têm direito a acesso, atendimento prioritário e tratamento adequado em todos os serviços de telecomunicações. De acordo com o projeto, os serviços públicos de emergência e de recebimento de denúncias devem oferecer atendimento prioritário e especializado àquele público específico.

Educação Olímpica

Os senadores podem votar ainda o projeto de lei que institui a Semana da Educação Olímpica nas escolas públicas. O relator na Comissão de Educação (CE), senador Confúcio Moura (MDB-RO), apresentou uma emenda ao projeto da Câmara.

O texto original previa a realização da Semana da Educação Olímpica a partir de 23 de junho, quando se celebra o Dia Olímpico Internacional. A emenda prevê que as atividades terão aquele dia apenas como referência. O período exato deve ser definido pela escola ou pelo sistema de ensino.

Uruana

Outro item na pauta é o projeto de lei complementar do senador Carlos Viana (Podemos-MG). O texto inclui o município de Uruana (MG) na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride-DF). O relator na Comissão de Desenvolvimento Regional (CDR) foi o senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Formada originalmente pelo DF e 21 cidades de Goiás e Minas Gerais, a Ride foi expandida em 2018 para contemplar outros 12 municípios goianos e mineiros. Segundo o autor do projeto, Uruana “mantém fortes ligações econômicas e sociais com o Distrito Federal e seu entorno”.

Comenda

O último item da pauta é um projeto de resolução que cria a Comenda Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. A homenagem seria conferida anualmente pelo Senado a pessoas físicas ou jurídicas que tenham desempenhado relevantes ações religiosas e sociais com destaque na filantropia. A proposição da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) tem parecer favorável do senador Zequinha Marinho (PL-PA).

Os missionários suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren desembarcaram em Belém (PA) em novembro de 1910. Seis meses depois, fundaram a igreja Missão da Fé Apostólica. Em 18 de janeiro de 1918, a congregação passou a se denominar Assembleia de Deus. (Fonte: Agência Senado)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...

Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que permite ao Congresso suspender decisão do Supremo

A proposta altera a Constituição e ainda precisa ser analisada por uma...