quarta-feira , 16 abril 2025
MundoNotícia

EUA adotam as primeiras medidas contra o vírus Marburg

48

No momento, o continente africano enfrenta dois surtos provocados pelo vírus Marburg. Por lá, a Guiné Equatorial já registra 10 mortes, enquanto a Tanzânia contabiliza cinco óbitos em decorrência da febre hemorrágica com mortalidade estimada em até 88%. Agora, os Estados Unidos anunciam as primeiras medidas para conter a possível chegada do agente infeccioso.

As ações de contingência para impedir a “invasão” do vírus Marburg nos EUA são lideradas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). No momento, a agência federal tem dois focos: o envio de uma equipe de especialistas para ajudar na contenção dos surtos do vírus que é parente do ebola na África e a emissão de alertas para pessoas que viajam ou chegam dos dois países.

Alerta de risco para viagens para Tanzânia e Guiné Equatorial

De forma geral, todas as pessoas que planejam viajar para a Tanzânia ou para a Guiné Equatorial são informadas que ambos os países vivem um surto do vírus Marburg. Por isso, após o retorno, os viajantes devem permanecer vigilantes para possíveis sintomas relacionados com a febre hemorrágica por 21 dias (período de incubação da doença).

Além disso, algumas medidas de segurança são recomendadas, como:

Evitar o contato com pessoas potencialmente doentes e que apresentem sintomas como febre, dores musculares e erupções cutâneas;

Buscar atendimento médico nas unidades de saúde na área do surto apenas em casos urgentes;

Não visitar cavernas ou minas, onde vivem os morcegos frugívoros que também podem transmitir a doença;

Evitar o contato com primatas não humanos, como chimpanzés e gorilas, que também podem transmitir o vírus.

No momento, o CDC entende que a Tanzânia está no nível 1 (de 3) de alerta para o vírus Marburg. No entanto, a Guiné Equatorial já está no nível 2 de alerta e, por isso, as autoridades dos EUA já desaconselham “viagens não essenciais para as províncias onde o surto está ocorrendo”.

Aviso sobre os possíveis sintomas do vírus nos aeroportos dos EUA

Para facilitar a comunicação sobre os riscos do vírus Marburg entre os norte-americanos, o CDC planeja colocar avisos nos aeroportos internacionais. A ideia é reforçar que o período de incubação da doença é de até 21 dias.

Para os que tiverem ido para os países em surto, a orientação é que busquem atendimento médico caso tenham sintomas similares, como febre, sangramentos e dores musculares. Inicialmente, os primeiros sintomas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças. Por isso, o histórico de viagem é fundamental no diagnóstico.

Qual o risco de uma pandemia do vírus Marburg?

Apesar das medidas anunciadas pelos EUA, a Organização Mundial de Saúde (OMS) mantém o entendimento que os surtos do vírus Marburg estão relativamente restritos aos seus países de origem. No final de março, a OMS informou que “o risco é considerado alto no nível sub-regional, moderado no nível regional e baixo no nível global”. (fonte: www.terra.com.br)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...