sábado , 19 abril 2025
MundoNotícia

Na missa de Páscoa, papa condena violência no Oriente Médio, repressão na Nicarágua e pobreza no Haiti

39

O papa Francisco expressou neste domingo (9), durante a missa de Páscoa, sua “profunda preocupação” com a violência no Oriente Médio, a repressão política na Nicarágua e a pobreza no Haiti.

A violência em Jerusalém e nos arredores esta semana “ameaçam o desejado desejado clima de confiança e respeito recíproco, necessário para retomar o diálogo entre israelenses e palestinos”, declarou o papa durante a tradicional bênção “Urbi et Orbi” (à cidade e ao mundo) na praça São Pedro do Vaticano.

As declarações de Francisco se referiram à nova espiral de violência que começou após a intervenção da polícia israelense na mesquita de Al-Aqsa, em Jerusalém, na quarta-feira (5), que retirou fiéis palestinos em pleno período de festas religiosas – Ramadã muçulmano e Páscoa judaica.

O papa, que foi internado na semana passada por um surte do bronquite e cancelou participação em uma procissão na Sexta-Feira Santa, apresentava bom estado de saúde.

Haiti e Nicarágua – Durante a bênção, Francisco também falou sobre o Haiti, que “está sofrendo há vários anos uma grave crise sociopolítica e humanitária” e reconheceu os esforços da comunidade internacional para buscar uma solução aos “problemas que afligem esta população”.

Francisco também citou a Nicarágua — onde o governo de Daniel Ortega vem batendo de frente com a Igreja Católica e cancelou as celebrações de Páscoa.  Ao falar do país latino-americano, o pontífice enviou uma mensagem às “comunidades cristãs” que celebram a Páscoa “em circunstâncias particulares” e recordou “aqueles que estão impedidos de professar livre e publicamente sua fé”.

Novos ataques em Israel – O Exército israelense anunciou neste domingo que atacou a Síria em resposta ao lançamento de foguetes contra as Colinas de Golã (território anexado), após vários dias de ataques similares a partir do Líbano e da Faixa de Gaza.  O governo de Israel afirmou que os disparos a partir do sul do Líbano, que não foram reivindicados, eram “palestinos”, e provavelmente do Hamas, o movimento radical que governa a Faixa de Gaza.

Dois atentados anti-Israel mataram três pessoas na sexta-feira em Tel Aviv e na Cisjordânia, território ocupado pelo Estado hebreu desde 1967. A ONU e a União Europeia condenaram os ataques recentes e fizeram apelos por moderação.

‘Ajuda ao povo ucraniano’ – A guerra na Ucrânia também voltou a ser foco da mensagem do papa Francisco. Em sua bênção, o pontífice pediu “ajuda ao amado povo ucraniano” e “luz” sobre o povo russo.

“Ajude o amado povo ucraniano no caminho até a paz e infunda a luz da Páscoa sobre o povo russo. Conforte os feridos e aqueles que perderam seus entes queridos na guerra e faça com que os prisioneiros possam voltar sãos e salvos para suas famílias”, disse o papa.

Na cerimônia de Via Crucis (que se refere ao trajeto percorrido por Jesus carregando a cruz) de sexta-feira (7) — à qual o papa não foi para se proteger do clima frio —, o Vaticano incluiu uma mensagem escrita por um jovem ucraniano e outra de um russo em uma das 14 estações do percurso.

O ucraniano recordou o exílio da família e o recrutamento do pai, enquanto o russo mencionou um “sentimento de culpa” e lamentou a perda do irmão, morto em batalha, embora o gesto tenha sido contestado pela embaixada da Ucrânia perante a Santa Sé por “igualar” os dois países. (Fonte: g1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...