sexta-feira , 18 abril 2025
MundoPolítica

Nos Emirados Árabes, Lula defende criação de “G20 pela paz”

48

Em agenda internacional desde o início da semana passada, o presidente Lula (PT) defendeu neste domingo (16) a criação de um “G20 pela paz”, um grupo político-econômico para debater questões como guerras, violência e taxas de juros. A fala foi feita em entrevista coletiva nos Emirados Árabes Unidos, antes de Lula retornar para o Brasil.

“Todo mundo sabe que eu já propus a criação de uma espécie de G20 pela paz. Quando houve a crise econômica de 2008, rapidamente nós criamos o G20 para tentar salvar a economia. Agora é importante criar um outro G20 para acabar com a guerra e estabelecer a paz”, disse o presidente, durante coletiva em Abu Dhabi.

O G20 é composto pelos representantes das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. Segundo Lula, o grupo poderia estar se reunindo para “discutir a questão da inflação, taxa de juros, violência, que é grave em muitos países do mundo”.

“Nós estamos tentando construir um grupo de países que não tem nenhum envolvimento com a guerra, que não quer a guerra, que desejam construir paz no mundo, para conversarmos tanto com a Rússia quanto com a Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte]. Nós precisamos convencer as pessoas que a paz é a melhor forma de estabelecer qualquer processo de conversação”, defendeu.

Lula apontou que os Estados Unidos e a Europa acabam contribuindo para a continuidade da guerra entre Rússia e Ucrânia e destacou que nem o presidente russo, Vladimir Putin, e nem o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, tomam iniciativas para encerrar o conflito. “A construção da guerra foi mais fácil do que será a saída da guerra. A paz está muito difícil”, pontuou Lula. (As informações são do Congresso em Foco)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Projeto exige acessibilidade e soluções sustentáveis em obras de prédios públicos

Acessibilidade e sustentabilidade podem se tornar obrigatórias em obras públicas, caso seja...

Política

Senado aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Medida é recomendação da OCDE e começará em 2025; texto vai sanção...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Política

Comissão aprova benefícios fiscais para mulheres rendeiras

O texto também obriga a administração pública a apoiar a construção de...