sexta-feira , 22 novembro 2024
BrasilCelebridades

Rita Lee,rainha do rock brasileiro, morre aos 75 anos, em São Paulo

33

Morreu na noite de segunda-feira, 8/5, Rita Lee, uma das maiores cantoras do Brasil. A informação só foi divulgada na terça-feira, 9/5, no perfil oficial da cantora na rede social. A rainha do rock nacional lutou contra um câncer de pulmão, que enfrentava desde 2021. Ela faleceu em casa cercada pelo amor de sua família, em São Paulo. O velório ocorre na manhã desta quarta-feria, no Planetário do Parque Ibirapuera,

Rita Lee morreu

A cantora foi diagnosticada com um câncer de pulmão em maio de 2021. Rita fez tratamento de imunoterapia e radioterapia. Ela chegou a fazer algumas aparições nas redes sociais e os seguidores vibravam com as publicações. Roberto de Carvalho era o responsável por compartilhar as fotos da cantora.

O site “New Meg” chegou a informar que, após exames, ela estava livre do tumor. Nos últimos anos, ela viveu em um sítio no interior de São Paulo com a família.

Quem foi Rita Lee?

Cantora, compositora, atriz, escritora e ativista, Rita nasceu em 31 de dezembro de 1947 em São Paulo. Caçula de três irmãs, seus pais eram filhos de imigrantes americanos e italianos. O sobrenome Lee foi uma homenagem do pai ao general confederado norte-americano Robert E. Lee.

Poliglota (ela falava português, inglês, francês, italiano e castelhano), Rita Lee chegou a iniciar o curso de Comunicação Social na USP, em 1967, mas o largou logo no primeiro semestre.

Na infância, teve aulas de piano com Magdalena Tagliaferro, famosa pianista brasileira e francesa. Mas foi durante a adolescência que o interesse pela música começou e ela compôs sua primeira canção. Quando jovem, foi muito inspirada por nomes como Beatles, Elvis Presley, Carmen Miranda, João Gilberto e Maysa.

Assim, em 1963, ao lado de duas amigas, criou o Teenage Singers. Com o tempo, o trio se juntou ao grupo masculino Wooden Faces, formando o Six Sided Rockers, que chegou a gravar duas músicas em estúdio.

Assim, em 1963, ao lado de duas amigas, criou o Teenage Singers. Com o tempo, o trio se juntou ao grupo masculino Wooden Faces, formando o Six Sided Rockers, que chegou a gravar duas músicas em estúdio.

Rita namorou e foi casada com Arnaldo Baptista durante a década de 60 e 70. Porém, Arnaldo teria a expulsado do grupo, segundo a artista em sua autobiografia. Ela também disse no seu livro que o casamento não passou de uma fachada para garantir a independência dos pais.

Músicas Rita Lee

Após a saída do grupo em 1972, se juntou com Lúcia Turnbull e formou As Cilibrinas do Éden. Depois de uma única gravação ao vivo, as duas desistem da dupla e formam a banda Tutti Frutti com Luis Sérgio Carlini e Lee Marcucci, entre outros. Em 1975, é lançado Fruto Proibido, disco com sucessos como “Agora Só Falta Você”, “Esse Tal de Roque Enrow” e “Ovelha Negra”, que se tornou um clássico do rock brasileiro, vendendo mais de 200 mil cópias na época. Assim, nasce o apelido de “Rainha do Rock Brasileiro” para Rita Lee.

Em1979, ela começou a trabalhar com o marido Roberto de Carvalho e seguiu carreira solo. Um dos álbuns de maior sucesso foi “Rita Lee”, com “Mania de Você”, “Chega mais” e “Doce Vampiro”. No disco de mesmo título do ano seguinte, ela segue na direção mais pop e faz ainda mais sucesso com “Lança-perfume” e “Baila comigo”. 

Rita Lee e Roberto de Carvalho

Rita Lee conheceu Roberto de Carvalho, seu esposo, no fim da década de 70 por intermédio de Ney Matogrosso. Ele era guitarrista e os dois chegaram a trabalhar juntos na banda Tutti Frutti, mas dois anos depois o grupo acabou. Eles começaram a fazer shows em dupla, se tornando grandes parceiros musicais.

Com duas décadas de união, Rita e Roberto se casaram no civil em dezembro de 1996 e ela passou a adotar o sobrenome do marido. Eles ficaram 46 anos juntos.

Quem são os filhos de Rita Lee?

Em 1977, Rita e Roberto ficaram grávidos do primeiro filho, Beto Lee. O casal teve mais dois filhos: João, em 1979, e Antônio, em 1981.

Filmes Rita Lee

Rita Lee, que sempre teve vontade de ser atriz, também atuou ao longo da sua carreira. Ela participou dos filmes “As Amorosas” (1968) e “Os Paqueras” (1969) e esteve presente na produção das trilhas sonoras de “O Cangaceiro Trapalhão” (1983), “A Partilha” (2001), “Se Eu Fosse Você” (2006) e “Wood & Stock: Sexo, Orégano e Rock’n’Roll” (2006).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Brasil

Nova Carteira de Identidade Nacional possibilita melhoria dos serviços públicos

Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação, Rogério...

Celebridades

Morte de Cid Moreira: Jornalista estava internado em segredo

Cid Moreira, o primeiro apresentador do Jornal Nacional, morreu aos 97 anos...