Instituir em Goiás e incluir no calendário oficial de eventos a campanha “Maio Furta-cor”, voltada ao cuidado com a saúde mental materna. Esse é o objetivo do projeto de lei nº 696/23, de autoria do deputado Dr. George Morais (PDT).
“É importante que se esclareça a relevância da dedicação à saúde mental das mães, além do forte estigma social em torno de temas ligados à saúde mental em geral, há um alarmante aumento nos casos de depressão, ansiedade e, infelizmente, suicídio entre as mães”, ressalta o propositor.
Segundo a justificativa do texto, estima-se que uma em cada quatro mulheres sofram de depressão pós-parto, sendo que mais da metade dessas depressões já estão presentes na gestação, porém não são diagnosticadas, muito menos tratadas adequadamente e em tempo.
Nesse sentido, o “Maio Furta-cor” busca ações de conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna. Como sugestão, o texto traz a ideia de palestras, cursos, oficinas, seminários, distribuição de material informativo impresso e digital, rodas de conversa e atividades em unidades de saúde, além do atendimento às mães. A diversidade de iniciativas visa alcançar pessoas nos mais variados espaços.
O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Alego, onde aguarda parecer do relator Mauro Rubem (PT). (Fonte: Agência Assembleia de Notícias)
Deixe um comentário