sábado , 19 abril 2025
GOPolítica

Em Goiás, deputados aprovam programa de ressocialização para menores infratores

44

De autoria do deputado Wilde Cambão (PSD), foi aprovado em definitivo pela Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) o projeto de lei que autoriza o Poder Executivo a criar e instituir o Programa Estadual de Geração de Renda e Ressocialização para menores e jovens infratores e em situação de risco e vulnerabilidade social.

A propositura, protocolada com o  nº 10562/22, é direcionada prioritariamente aos adolescentes e jovens que incluem medidas socioeducativas de privação e restrição de liberdade, egressos e internos do Sistema de Atendimento Socioeducativo e em situação de vulnerabilidade social, podendo participar do programa, na existência de vagas, desde que atendam os critérios mantidos em instrumental próprio.

Conforme especifica a redação da matéria, o programa será dirigido ao atendimento de adolescentes e jovens, de ambos os sexos, com idade entre 16 e 21 anos, sendo que a adesão ao mesmo deverá ser incorporada pelo adolescente e jovem sempre de forma voluntária.

Além disso, o contrato de geração de renda e ressocialização compatível deve garantir uma formação técnico-profissional metódica, com o desenvolvimento físico, moral e psicológico do adolescente inserido no programa.

O programa poderá contar com a participação de entidades formadoras, órgãos da administração pública direta, autárquica e fundacional, entidades executoras de medidas socioeducativas, com apoio e participação de outros órgãos, instituições e parcerias que venham a ser firmadas com a esperança de garantir sua execução .

“O objetivo desta propositura é fazer com que esse contrato de geração de renda e ressocialização, definido por esse programa possa garantir uma formação técnica profissional metódica, projetando a melhoria na qualidade de vida dos adolescentes e de suas famílias, pois contarão com um plano de reinserção social econômica e previdenciária ainda mais elaborada e que colabora com a diminuição de não reincidência”, justifica Wilde Cambão.

O projeto de lei é apensado ao processo 5015/21, do ex-deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos), e segue agora para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB). (Fonte: Agência Assembleia de Notícias)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Projeto exige acessibilidade e soluções sustentáveis em obras de prédios públicos

Acessibilidade e sustentabilidade podem se tornar obrigatórias em obras públicas, caso seja...

Política

Senado aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Medida é recomendação da OCDE e começará em 2025; texto vai sanção...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Política

Comissão aprova benefícios fiscais para mulheres rendeiras

O texto também obriga a administração pública a apoiar a construção de...