sábado , 23 novembro 2024
GOPolítica

Goiás: CCJ analisa veto a projeto que institui distribuição gratuita de medicamentos à base de maconha

25

A Comissão de Constituição e Justiça distribuiu para relatoria do deputado Veter Martins (Patriota), o projeto n. 802/23, de autoria do Governo, que veta parcialmente projeto do deputado Lincoln Tejota (UB), aprovado na Alego com o n. 104/23. A propositura institui a política estadual de fornecimento gratuito, nas unidades de saúde pública estaduais e privadas conveniadas com o Sistema Único de Saúde (SUS), de medicamentos fitofármacos e fitoterapicos prescritos à base da planta inteira ou isolada, que contenham em sua composição fitocanabinoides, como Canabidiol (CBD), Canabigerol (CBG) e Tetrahidrocanabinol (THC).

O chefe do Executivo estadual tomou a decisão a partir de parecer da a Procuradoria-Geral do Estado (PGE) sobre a constitucionalidade e a legalidade da proposta. De acordo com a PGE, as disposições constantes dos artigos 22, 52 e 72 do autógrafo de lei interferem no campo de autonomia constitucional do Governador do Estado.

“Dessa forma, ao estabelecer os meios pelos quais a política pública deverá ser implementada e que ela será da responsabilidade da Secretaria de Estado da Saúde (SES), há inequívoca interferência na organização do Poder Executivo. Ocorre, portanto, inconstitucionalidade formal por vicio de iniciativa (art. 72) e inconstitucionalidade material (arts. 22 e 52), uma vez que a matéria tratada é de iniciativa reservada ao Chefe do Poder Executivo”, afirma o governador no ofício enviado à presidência da Alego.

De acordo ainda com o texto, essa ingerência do Poder Legislativo na competência do Executivo também ofende o princípio constitucional da separação dos Poderes, previsto na Constituição Federal. “A PGE enfatizou que a disciplina de como se dará a incorporação e a dispensação de medicamentos e tecnologias no SUS possui caráter eminentemente técnico e se dá no âmbito do Poder Executivo, com a observância dos critérios legais estabelecidos”, explica o governador.  (Fonte: Agência Assembleia de Notícias)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...

Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que permite ao Congresso suspender decisão do Supremo

A proposta altera a Constituição e ainda precisa ser analisada por uma...