sábado , 23 novembro 2024
EducaçãoPolítica

Comissão de Educação ouvirá professores e estudantes sobre novo PNE

37

A Comissão de Educação e Cultura (CE) debaterá estratégias e diretrizes para elaboração do novo Plano Nacional de Educação (PNE). O plano define ações, prazos e metas para a manutenção e o desenvolvimento do ensino, conforme a Lei 13.005, de 2014. Atualizado a cada dez anos, o PNE atual termina sua vigência em 2024. A audiência pública interativa será realizada de forma remota, por meio de videoconferência, agendada para esta segunda-feira (26), às 9h.

A audiência faz parte de um ciclo de sete debates sobre a educação básica, educação especial e bilíngue de surdos e o ensino superior, previstos no requerimento (REQ 21/2023) solicitado pelo presidente da CE, senador Flávio Arns (PSB-PR). A continuidade ou ruptura do conteúdo do PNE, atual e novo, também é assunto expresso no requerimento. Em 2023, o Senado tem dado atenção especial ao PNE, pois a proximidade do fim da vigência do plano vem acompanhada da obrigação constitucional de elaboração de um novo.

Foram convidados o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Heleno Manoel Gomes Araújo Filho; o coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), Gilson Luiz Reis; a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Chaves Brelaz; e a presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Jade Beatriz.

Como participar

A reunião será interativa e transmitida ao vivo. Os cidadãos podem enviar perguntas e comentários, opiniões ou sugestões por meio do Portal e-Cidadania, pelo site (senado.leg.br/ecidadania) ou pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211). Além disso, é possível emitir uma declaração de participação, que pode ser usada como horas para fins de atividades complementares. O Portal e-Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado e sugestões para novas leis.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis. (Fonte: Agência Senado)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...

Política

Reforma tributária segue em discussão no Congresso

Entre um turno e outro das eleições municipais, as votações importantes no Congresso...

Política

Comissão de Constituição e Justiça aprova proposta que permite ao Congresso suspender decisão do Supremo

A proposta altera a Constituição e ainda precisa ser analisada por uma...