A ANDA (Agência de Notícias de Direitos Animais), por meio da plataforma Change.org, criou um abaixo-assinado pedindo a resolução do caso das girafas trazidas, de forma ilegal, ao Brasil pelo BioParque do Rio. A petição online já engaja quase 20 mil apoiadores.
“Solicitamos ao Ibama e à Procuradoria Geral da República que providenciem, da forma mais rápida possível, um espaço que sirva como local definitivo para que os animais possam permanecer pelo resto de suas vidas em semiliberdade, dignidade e longe da exposição pública”, afirma a Agência de Notícias de Direitos Animais no texto do abaixo-assinado.
Arrancadas de seu habitat, as girafas entraram, ilegalmente, em território nacional para serem comercializadas no Bioparque do Rio de Janeiro. Elas vivem confinadas em recintos inadequados, improvisados pelo importador há 18 meses, sem que nenhuma medida efetiva fosse providenciada. Mesmo com todas as tentativas jurídicas, fiscalizações e laudos, elas ainda permanecem em espaços que não atendem às suas necessidades vitais.
A ANDA pontua que, pelo princípio do poluidor pagador e pela responsabilidade ambiental, que é solidária e objetiva, o Estado tem tanta responsabilidade nesse dano ambiental quanto o particular, nas pessoas que respondem pelo BioParque. A ONG aponta que o dano ambiental causado pela importação é irreversível, já que seria impossível, nessa fase em que as girafas estão, reverter a situação transferindo os animais para a África novamente.
“O dano ambiental deve ser compensado por todos os envolvidos e, para isso, pedimos à PGR que, através de um TAC [Termo de Ajustamento de Conduta], firme um acordo para que o BioParque pague por todas as custas referentes à transferência e manutenção desses animais em um santuário até que a última venha a óbito de forma natural”, salienta a ONG.
A Agência de Notícias de Direitos Animais ainda pede que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também assine o TAC se responsabilizando, juntamente com o BioParque, por providenciar área extensa o suficiente para que as girafas possam viver em semiliberdade, exercendo seu comportamento natural, com assistência veterinária adequada e cuidados que garantam o bem estar e a felicidade.
“Suas vidas foram destruídas pela ganância dos zoológicos e ineficiência, conivência, do Estado”, diz a ONG. A petição segue aberta: http://change.org/GirafasMerecemDignidade
Deixe um comentário