sexta-feira , 22 novembro 2024
BrasilPolítica

Danilo Cabral toma posse na superintendência da Sudene

21

O ministro Waldez Góes deu posse ao novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), Danilo Cabral. Vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a autarquia tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da região do Nordeste.

“É muito importante que haja mais integração entre o ministério e as vinculadas, com planejamento. Temos um jovem bem-preparado, com experiência administrativa e política dignas de assumir a Sudene. Não tenho dúvida de que este é um momento de retomada da agenda para os brasileiros que mais precisam”, destacou o ministro Waldez Góes.

Já Danilo Cabral, em seu discurso de posse, agradeceu a confiança do ministro e reforçou a relevância da Sudene para a sociedade.  “Eu queria agradecer a confiança do ministro Waldez, por fazer parte dessa equipe, sabendo que a gente tem um enorme desafio nesse novo momento que estamos vivendo no país. A Sudene é uma instituição que tem 63 anos de história com relevantes serviços prestados ao Nordeste brasileiro na redução das desigualdades”, afirmou.

O novo superintendente destacou, ainda, que terá pela frente o desafio de reerguer a superintendência, após o desmonte sofrido pela instituição nos últimos quatro anos. “Infelizmente, a gente viu que o debate federativo foi obstruído, a Sudene foi esvaziada em função de diferenças políticas com a região. Nós precisamos reconectar a Sudene com as instâncias em que dialogam com as questões regionais”, completou o superintendente.

À frente da Sudene, Danilo Cabral coordenará as ações da autarquia com reflexos em mais de dois mil municípios, englobando todo o Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.

Também estiverem  presentes na posse os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), os senadores por Pernambuco Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos governadores João Azevedo (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o prefeito do Recife João Campos e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.

A Sudene

Entre as principais atribuições da Sudene, estão a formulação de planos e diretrizes, além do apoio, em caráter complementar, a investimentos públicos e privados nas áreas de infraestrutura econômica e social, capacitação de recursos humanos, inovação e difusão tecnológica, políticas sociais e culturais. Também é responsabilidade da instituição a promoção do desenvolvimento econômico, social e cultural e a proteção ambiental do semiárido por meio da adoção de políticas diferenciadas para a sub-região.

Para impulsionar suas atividades, a Sudene conta com o Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), que apoia grandes projetos de infraestrutura na região e pode financiar até 80% do investimento total do empreendimento; o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), cujo planejamento é realizado pela Autarquia e pelo BNB; além dos incentivos e benefícios fiscais e financeiros de Isenção do IRPJ (Programa de Inclusão Digital); Redução de 75% do IRPJ para novos empreendimentos e Reinvestimentos do IRPJ.

Sobre Danilo Cabral

Pernambucano de Surubim, o novo superintendente da Sudene é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em Direito Administrativo na mesma instituição e em Administração Pública na Universidade de Pernambuco (UPE). Danilo Cabral é auditor concursado do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE/PE). Foi vereador do Recife e cumpriu três mandatos de deputado federal, eleito pela primeira vez em 2010.

Danilo Cabral também já comandou as Secretarias de Planejamento e Gestão (2015 a 2016), das Cidades (2011 a 2014) e da Educação (2005 a 2009), todas em Pernambuco, além de ter ficado à frente da Diretoria Geral da Secretaria da Fazenda do Estado (1995 a 1996) e Diretoria Administrativa e Financeira da Secretaria de Governo do Estado (1991 a 1992). Entre 1999 e 2000 foi secretário de Administração do Recife. No Tribunal de Contas de Pernambuco, assumiu as funções de diretor-geral e de secretário da Auditoria Geral.

Condel da Sudene

No início da tarde desta segunda-feira (10), o ministro Waldez Góes participou, ao lado do novo superintendente da Sudene, da 31ª Reunião do Conselho Deliberativo da autarquia.

Durante a reunião, Waldez Góes destacou que ampliar as linhas de microcrédito vai ao encontro do compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de reduzir as desigualdades regionais. “Temos que intensificar o debate para o microcrédito, que também é uma orientação do presidente Lula, trazendo mais dinheiro para o pequeno. O dinheiro tem que chegar com mais facilidade nas mãos de mais pessoas”, enfatizou o ministro.

Também foi aprovada na reunião a revitalização do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, que irá ao Congresso junto com o Plano Plurianual (PPA) 2024 – 2027.

O Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), formulado pela Sudene, engloba um conjunto de programas e projetos, no qual identifica as potencialidades da área de atuação da superintendência, assim como os desafios que ainda precisam ser superados neste território.

Temas como inovação, sustentabilidade, segurança hídrica, infraestrutura e desenvolvimento social e urbano estão presentes no PRDNE, tornando-o um forte conjunto de análises e propostas contextualizadas para o Nordeste brasileiro.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...