As chuvas regulares registradas no último mês contribuíram para o bom desenvolvimento das lavouras de milho semeado em Sergipe no mês de junho. Com isso, as condições das lavouras variaram entre boas e excelentes, principalmente para as áreas cultivadas após a primeira quinzena de maio, quando as precipitações bem distribuídas proporcionaram condições ideais de semeadura e desenvolvimento das lavouras. É o que mostra o 10º Levantamento da Safra de Grãos 2022/23, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
“A preocupação com os efeitos de veranicos ocorridos em maio e a provável chegada de El Nino foi amenizada durante o mês de junho, quando as chuvas foram volumosas e bem distribuídas. De acordo com os técnicos da Companhia, o bom regime de chuvas no mês de junho foi observado em praticamente todo o Estado, inclusive na região do Sertão”, destaca o superintendente da Conab em Sergipe, José Resende.
As boas condições de clima aliada à realização dos tratos culturais pelos agricultores sergipanos possibilitam um cenário propício para o bom rendimento da cultura. Assim, as estimativas para a produtividade de milho é de 5.209 quilos por hectares, um aumento de 5,4% quando comparada com a safra 2021/22 quando o desempenho médio das lavouras chegou a 4.940 kg/ha. Essa melhora na produtividade leva a um aumento de produção no mesmo percentual, com expectativa de atingir 949,1 mil toneladas do grão. Já a área de cultivo deve se manter estável em 182,2 mil hectares.
Produção nacional – O volume da produção brasileira de grãos deverá atingir 317,6 milhões de toneladas na safra 2022/2023, um crescimento de 16,5% ou 44,9 milhões de toneladas acima da safra 2021/22, conforme dados do 10º levantamento da Companhia. Outras informações sobre a produção de grãos em Sergipe e nos demais estados brasileiros, podem ser obtidas no Boletim de Safra de Grãos, disponibilizado no site da Conab.
Deixe um comentário