sábado , 19 abril 2025
MundoNotícia

Mais de 69 mil migrantes conseguiram voltar para casa em 2022

67

Retorno voluntário ao país de origem aumentou 39% em comparação com 2021; proporção de migrantes em situação vulnerável tem aumentado nos últimos cinco anos; Organização Internacional para Migrações, OIM, reforça necessidade de proteção especializada, acompanhamento e reintegração baseada em direitos.

Mais de 69 mil migrantes receberam apoio para retornar voluntariamente para casa em 2022. A Organização Internacional para Migrações, OIM, afirma que isso representa um aumento de 39% em comparação com o ano anterior.

No relatório “Principais Destaques de Retornos e Reintegrações em 2022”, a agência conclui que a proporção de migrantes em situação vulnerável tem aumentado constantemente nos últimos cinco anos.

Proteção especializada

Por isso, programas da OIM de Regresso e Reintegração Voluntária Assistida, Avrr na sigla em inglês, são essenciais para oferecer proteção especializada para este grupo. A iniciativa forneceu auxílio para 54 mil migrantes no ano passado.

Os outros 15 mil migrantes que voltaram à casa foram apoiados por programas de Regresso Humanitário Voluntário, oferecidos para cidadãos da Líbia e do Iêmen.

O Oriente Médio e o Norte da África são as principais regiões anfitriãs, do mundo, para os migrantes, com 33% do total. Já o Níger foi o principal país de acolhimento, com 15.097 migrantes assistidos a regressar.

Abordagem baseada em direitos

O foco da OIM é garantir que os migrantes tenham acesso a apoio, oportunidades e acompanhamento personalizados e recuperem a estabilidade econômica, social e psicossocial ao voltarem para casa.

Para isso a agência forneceu mais de 170 mil assistências à reintegração, tanto antes do retorno, no país de acolhimento, como após a chegada à nação de origem.

A OIM e seus parceiros desenvolveram ferramentas para uma abordagem de retorno e a reintegração baseada em direitos, colocando os indivíduos no centro de todas as decisões.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...