sábado , 19 abril 2025
MundoNotícia

Guterres: 78 anos após bombardeio de Hiroshima, mundo vive ameaça de guerra nuclear

58

Neste domingo, representantes internacionais juntam-se a famílias das vítimas e sobreviventes do lançamento da bomba atômica em Hiroshima, no Japão, em Cerimônia Memorial da Paz. A cidade de Hiroshima foi atacada em 6 de agosto, e Nagasaki, em 9 de agosto, há 78 anos no fi da Segunda Guerra Mundial. A mensagem do líder das Nações Unidas foi lida pela subsecretária-geral para os Assuntos de Desarmamento, Izumi Nakamitsu. O texto recorda a promessa de defesa dessa causa feita por chefes de Estado e governo em todo o mundo.

Aumento da desconfiança e da divisão – Ao discursar em Hiroshima, ela alertou que “os tambores da guerra nuclear estão soando mais uma vez”, em um mundo marcado pelo aumento da desconfiança e da divisão.

Para Guterres, a sombra nuclear que pairava sobre a Guerra Fria ressurgiu e menciona o que chama de “imprudente” alusão da utilização da capacidade nuclear por alguns países. A ONU destaca ainda que, diante dessas ameaças, a comunidade global deve falar a uma só voz lembrando que o uso de armas nucleares é inaceitável.

Memória e lições – Ao povo de Hiroshima e aos sobreviventes, conhecidos por hibakusha, o apelo de António Guterres é que estes mantenham viva a memória do bombardeio e as lições que a humanidade deve aprender por um futuro de paz. Diante da corrida por armas nucleares, ele alertou sobre a intenção de se criar armamento ainda mais perigoso.

A ONU lançou um Documento Político sobre a Nova Agenda para a Paz que lembra o compromisso dos Estados-membros em buscar um mundo sem armas nucleares e reforçar as normas globais contra seu uso e proliferação. Guterres pede que até que o tipo de armamento seja totalmente eliminado, os Estados que o possuem se comprometam a nunca usar. fonte: news.un.org 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...