sexta-feira , 22 novembro 2024
BrasilCultura

Virada Cultural de Belo Horizonte será marcada por muita arte, gastronomia e solidariedade

34

Com ponto de apoio para atender catadores de recicláveis que trabalharão durante o evento, Abrasel faz também campanha de arrecadação de alimentos destinadas às cooperativas da capital

Uma intensa agenda de shows e atrações culturais, circuito gastronômico, cidade pulsando vida. É isso que belorizontinos e turistas podem esperar da 8ª Virada Cultural, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto, na capital mineira. E a arte de ser solidário também terá lugar em cena: a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Minas Gerais (Abrasel), em parceria com o projeto Mãos Seletas, organiza um ponto de apoio, no Parque Municipal, para receber catadores de materiais recicláveis que trabalharão durante o evento. Além de lugar para descanso, água e alimentação, o espaço receberá também doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados para os próprios catadores por meio da rede Cataunidos e da Asmare.

“Os catadores fazem um trabalho muito importante para toda a sociedade e muitas vezes são invisibilizados. Nosso objetivo é recebê-los bem, oferecendo água e alimentação, como forma de reconhecer e agradecer por tudo que fazem. Convidamos a todos que engajem na campanha, convidem os amigos e levem alimentos para doar”, afirma o presidente da Abrasel em Minas Gerais, Oswaldo Junior.

As atrações da Virada Cultural são gratuitas e as doações não são obrigatórias para acessar o Parque Municipal, mas Junior lembra a importância de engajar na campanha. “Nós ficamos muito felizes em fazer parte desse marco para cultura da nossa cidade e queremos que esse momento de diversão seja também um momento de solidariedade. Certamente essas doações farão diferença para muitas famílias”, comemora.

Serão aceitos alimentos como milho enlatado, macarrão, feijão, soja, arroz, café, fubá, açúcar, polvilho, farinha de trigo, cevada, farelo de trigo, leite em pó, óleo, entre outros.

De mãos dadas com os catadores

Com o objetivo de reconhecer e valorizar esse trabalho dos catadores de materiais recicláveis que a Abrasel, em parceria com a Associação Nacional dos Catadores (Ancat), lançou a campanha “De mãos dadas com os catadores”.

O objetivo é respeitar e acolher a classe, para que ela seja reconhecida e integrada à cadeia produtiva do setor de bares e restaurantes. São ações simples e acessíveis a qualquer um que queira apoiar a iniciativa.

A campanha conta com diferentes fases, cada uma delas destacando a integração e a colaboração entre catadores e o setor. A primeira etapa tem foco em tirar esses trabalhadores da invisibilidade, com o chamado “Quem faz um trabalho de encher os olhos não pode ser invisível”.

Na sequência, o objetivo é alertar a todos sobre os pequenos gestos que deveriam ser a tônica do relacionamento com esses trabalhadores. Dar bom dia, perguntar o nome e oferecer um copo d’água são bons exemplos.

“Você consumiu, ele passou e a vida se renovou” dá o tom da terceira fase, cujo objetivo é integração desses profissionais a cadeia produtiva.

A iniciativa é aberta a qualquer empresa, formador de opinião, organização ou cidadão que queira fortalecer o reconhecimento aos catadores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Cultura

R$ 30,5 milhões da PNAB vão fomentar quase 180 projetos culturais no Distrito Federal

Prêmios, Pontos e Pontões de Cultura estão na lista de editais lançados...

Brasil

Nova Carteira de Identidade Nacional possibilita melhoria dos serviços públicos

Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação, Rogério...