Quando ingressou no MBA em Inteligência Artificial e Big Data da USP, o gerente de projetos Gustavo Villela estava em busca de atualizar seus conhecimentos na área. Formado em Tecnologia da Informação pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro em 2004, ele sempre foi adepto do estudo continuado e já havia concluído uma pós-graduação em gestão empresarial: “Mas, na área de tecnologia, nunca podemos parar de estudar.”
Oito meses depois de começar o MBA na USP, Gustavo começa a colher os frutos do investimento em sua formação: ele agora é executivo de vendas na mesma empresa em que, antes, atuava na gerência de projetos. “Hoje me sinto em pé de igualdade para falar com meus clientes sobre as soluções que podemos oferecer”, conta o executivo, que trabalha na Eviden, empresa pertencente ao grupo Atos, uma das líderes no mercado mundial de computação de alta performance (HPC).
Sentado em uma das mesas do terceiro andar da Biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Gustavo revela que essa é a primeira vez que visita o campus da USP, em São Carlos, embora já se sentisse parte da família uspiana desde que as aulas online do MBA começaram, em julho do ano passado. “Hoje, com a acolhida que recebi, eu me sinto ainda mais parte da USP”, completou o pós-graduando, logo depois de concluir uma visita pelo Instituto naquela tarde de 4 de março, em um tour guiado pela coordenadora do MBA, professora Solange Rezende.
Entre as grandes vantagens do MBA, na opinião de Gustavo, está a possibilidade de estudar a distância, sem perder a qualidade da formação que a USP é capaz de oferecer: “O suporte que os monitores dão é incrível. Você não se sente abandonado na plataforma online”.
Outro diferencial é que o curso está em sintonia com as novas tecnologias utilizadas atualmente no mercado. “Com o desenvolvimento da inteligência artificial, a demanda por supercomputadores aumentou muito. Só que, sem ter uma bagagem de conhecimento, você só conseguirá apresentar uma máquina, não terá a capacidade de oferecer, de fato, uma solução completa para um pesquisador ou um professor doutor dessa área”, explica Gustavo. No MBA, ele conseguiu suprir essa lacuna de conhecimentos e, agora, se sente em pé de igualdade para conversar com os especialistas em inteligência artificial e big data.
Inscrições abertas – As inscrições para a próxima turma do MBA estão abertas até dia 13 de maio. São disponibilizadas 270 vagas para atender a um mercado cada vez mais carente de profissionais capacitados. Segundo levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), o Brasil precisará, este ano, de cerca de 420 mil profissionais especializados na área, porém, forma atualmente apenas 46 mil profissionais.
“O MBA em IA e Big Data é uma chance de especialização em duas áreas importantes conjuntamente”, explica Solange. “As disciplinas de inteligência artificial abrem a possibilidade de aprendizado para o desenvolvimento de máquinas capazes de executar tarefas complexas de maneira autônoma. Já as disciplinas de big data contribuem com o ensino de técnicas para gerenciar massivos volumes de informação e processá-los em infraestruturas computacionais paralelas e distribuídas, de modo a extrair informações úteis para suportar decisões estratégicas”, completa a professora do ICMC.
O MBA começou a ser oferecido em julho de 2021 e já formou mais de 220 especialistas. Atualmente, Gustavo e mais 240 pós-graduandos finalizaram o módulo de fundamentação da terceira turma e estão começando o módulo avançado, em que podem escolher cinco disciplinas para obter uma formação aprofundada em campos do conhecimento que mais os atraem. Em paralelo, eles já estão avançando no módulo de soluções, o último, voltado à construção de um projeto para resolver um problema real e à preparação de uma monografia final. Nessa etapa, os pós-graduandos cursam a disciplina Tendência e Mercado em IA e Big Data, que possibilita contato com profissionais atuantes no mercado por meio de uma série de palestras online.
Público-alvo e investimento – O público-alvo do MBA é composto por profissionais dos setores privado e público, graduados em curso superior, envolvidos na resolução de problemas e interessados em ampliar ou aprimorar seus conhecimentos em inteligência artificial e big data. É desejável possuir formação superior em ciência da computação, engenharia de computação, sistema de informação, análise e desenvolvimento de sistemas, estatística, matemática computacional, administração e áreas correlatas. As aulas estão previstas para começar dia 6 de julho e se estenderão até setembro de 2025.
Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deverá seguir os passos descritos neste link: https://conteudo.uspmbaiabigdata.com.br/mba-ia-e-bigdata. O investimento no curso é composto pela taxa de inscrição, matrícula e de 15 parcelas mensais, conforme detalhado no edital: icmc.usp.br/e/ec790.
O valor da inscrição é de R$ 300; já a taxa de matrícula é de R$ 1,5 mil. Quanto às mensalidades, poderão ser pagas em 15 parcelas fixas no valor de R$ 1.449,00. Há diversas modalidades de descontos para grupos específicos, tais como funcionários de uma mesma instituição, ex-alunos da USP que fazem parte da plataforma Alumni ou para quem já cursou outra especialização na área. No edital, estão especificadas todas as possibilidades de descontos.
Deixe um comentário