quinta-feira , 21 novembro 2024
Saúde

DISFUNÇÕES SEXUAIS QUE PODEM AFETAR A SAÚDE MENTAL

86

É uma realidade quando falamos que a mente precisa estar em equilíbrio com o corpo físico. Isto porque nossa produção hormonal está diretamente relacionada com nosso bem estar e qualidade de vida.

A disfunção sexual pode afetar tanto homens quanto mulheres, mas as formas como se manifestam e as suas causas podem variar significativamente entre os gêneros. 

Quais seriam as principais disfunções sexuais entre homens ou mulheres, suas causas e tratamentos?

Sabemos que a libido é o sinônimo de desejo sexual intrínseco à produção dos hormônios e, no que diz respeito ao aspecto feminino, as mulheres são diretamente afetadas pela falta de desejo sexual, devido a algumas alterações hormonais que ocorrem ao longo das fases da vida e que podem afetar, significativamente o seu estado emocional. Os homens também sofrem com o problema, porém com implicações distintas.

No universo masculino, uma das principais disfunções sexuais é a Disfunção Erétil (DE) que é a incapacidade de obter ou manter uma ereção adequada para a atividade sexual. Uma outra disfunção que também é uma queixa bastante comum nos consultórios, é a Ejaculação Precoce que, refere-se a ejaculação que ocorre antes ou logo após a penetração, com o mínimo estímulo sexual.

Já a Ejaculação Atrasada é a dificuldade ou a incapacidade de ejacular, mesmo após uma estimulação sexual prolongada. No caso do Baixo Desejo Sexual, como o próprio nome já diz, é o menor interesse em atividade sexual, que pode ser influenciado por fatores físicos e psicológicos. 

No caso das mulheres, o Transtorno do Desejo Sexual Hipoativo (TDSH) ganha disparado nas queixas, trazendo inclusive muitas relações com as questões psicológicas, uma vez que está relacionada a pouca ou ao nenhum interesse em atividade sexual. É a forma mais comum de disfunção sexual feminina, gerando angústia, baixa autoestima, depressão e conflitos emocionais importantes. Mas temos também, o Transtorno de Excitação Sexual Feminina que é a dificuldade em manter a excitação sexual ou a falta de excitação durante a atividade sexual, como uma disfunção importante.

O Vaginismo: Espasmos involuntários dos músculos ao redor da vagina que impedem a penetração durante a relação sexual, causando dores e desconforto. E a Dispareunia que é a dor durante o ato sexual, que pode ser causada por várias condições físicas ou psicológicas.

Diante de todo o exposto, constatamos que: a vida contemporânea, o elevado nível de estresse, o excesso de atividades e auto cobranças e falta de tempo para uma vida de qualidade, contribuem de forma negativa para uma vida sexual saudável.

Enfim, seja qual for a causa da disfunção sexual, tanto em homens como em mulheres, o mais importante é procurar ajuda médica e psicológica para que seja apoiada a medicina no tratamento emocional adequado. Iniciar o caminho consultando um médico é fundamental para identificar a disfunção orgânica e hormonal e, caso não sejam identificadas causas físicas, é fundamental o acompanhamento de um profissional de saúde mental especializado em sexologia para ajudar a superar a disfunção e redescobrir o prazer e satisfação sexual. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Saúde

Associação de Hormonologia critica decisão da Anvisa de suspender implantes hormonais manipulados

A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) criticou a decisão da Anvisa de...

Saúde

COVID-19: secretarias estaduais de saúde registraram tendência de queda de casos no DF, GO e RJ

O mais recente Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com dados...

Saúde

Mulheres têm 50 vezes mais chances de desenvolver infecção urinária

O Hospital Urológico se une ao Outubro Rosa para conscientizar as mulheres...

Saúde

Incidência de cálculo renal aumenta na seca

Com mais de 100 dias de estiagem, muitos goianos enfrentam dificuldades para...