terça-feira , 3 dezembro 2024
Educação

Brasil forma mais de 1 milhão de mestres e doutores em 25 anos

56

Com base nos dados do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a publicação “Brasil: Mestres e Doutores 2024” revelou que os cursos de pós-graduação stricto sensu brasileiros titularam 1 milhão de mestres e 319 mil doutores no período de 1996 a 2021. Os dados do levantamento foram gerados a partir da Plataforma Sucupira, da Capes, e da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) do Ministério do Trabalho e Emprego.  

O estudo foi divulgado na terça-feira, 4 de junho, pelo Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e registrou uma desconcentração regional na pós-graduação stricto sensu. No período analisado, a representatividade de cursos de mestrado na Região Sudeste em relação ao total do País caiu de 62% para 42%; e de doutorado, de 79% para 49%. Em relação aos titulados, o percentual da Região Sudeste passou de 67% para 43% no mestrado e de 89% para 52% no doutorado. Por outro lado, a Região Nordeste multiplicou sua participação mais de 11 vezes, passando de 1,4% dos títulos de doutorado concedidos em 1996 para 15,8% em 2021. 

A presidente da Capes, Denise Pires de Carvalho, participou do lançamento do estudo. Para ela, a redução das desigualdades regionais na pós-graduação é reflexo da política pública do governo federal, implantada a partir de 2008, com a expansão e interiorização da educação superior. Com isso, foram destinados mais recursos para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. “É o resultado importante dos programas de redução das assimetrias promovidos pelas agências federais de fomento à formação e pesquisa”, destacou. Carvalho ressaltou, ainda, que a transformação da qual o Brasil precisa passa pelo aumento do quantitativo de mestres e doutores.  

As estatísticas e análises sobre a formação e o emprego formal de mestres e doutores podem ser acessadas em: Início – Mestres e Doutores 2024 (cgee.org.br). De acordo com o estudo, a pós-graduação brasileira já atingiu uma escala e um padrão de qualidade que a distinguem entre as nações emergentes e que a fizeram reconhecida como um dos pontos fortes do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.   

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Capes

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Educação

CAIXA paga parcela do Pé-de-Meia nesta terça-feira (01)

A CAIXA paga, nesta terça-feira, 01 de outubro, nova parcela do Programa...

Educação

Grupo da USP alcança posição de destaque na América Latina em competições de cibersegurança

Estudantes do ICMC que fazem parte do Ganesh têm somado ótimos desempenhos...

Educação

Projeto da USP ensina alunos de escola pública a criarem jogos virtuais voltados à sustentabilidade

Estudantes da escola estadual Sebastião de Oliveira Rocha aprenderam técnica de programação...