quinta-feira , 21 novembro 2024
Saúde

Entenda o que é a pielonefrite obstrutiva, que levou Preta Gil para o hospital no Rio

33

Infecção do rim acometido por cálculo renal foi a causa da internação da cantora neste mês; Especialista alerta para a gravidade do caso, que pode ser fatal

A internação da cantora Preta Gil no início de junho, no Rio de Janeiro, por infecção urinária, chamou a atenção pela causa da doença: um cálculo renal, mais conhecido por pedra nos rins. Ter as duas patologias, e uma ocasionar a outra, não é comum, segundo o urologista Rodrigo Rosa de Lima. Porém, ele chama a atenção pela gravidade da situação.

“Não é tão comum apresentar cálculo renal associado a processo infeccioso, mas é um quadro grave, que exige bastante atenção”, alerta Lima. A filha de Gilberto Gil ficou três dias numa clínica particular e recebeu alta para continuar o tratamento em casa. 

O médico diz que em alguns casos, os cálculos que estão no rim ou que obstruem o canal do ureter, que drena a urina do rim para a bexiga, podem conter bactérias. “Quando esses cálculos obstruem a via urinária, a urina não drena adequadamente. Consequentemente, essa urina represada em alta pressão com a presença conjunta de bactérias pode refluir para a corrente sanguínea dentro do rim, levando a uma condição potencialmente grave chamada pielonefrite obstrutiva”, explica o médico que atende no Órion Business & Health Complex, em Goiânia. 

Atualmente, 2 milhões de casos de infecção urinária são registrados todos os anos no Brasil, segundo dados oficiais. Já o cálculo renal acomete 12% da população. Ou seja, 1 em cada 8 pessoas vai ter um cálculo renal em algum momento da vida. Enquanto o primeiro acontece mais em mulheres, o segundo é liderado pelos homens.

O que é

O cálculo renal é uma doença causada pela formação de substâncias minerais dentro do sistema urinário.  São como “grãos de areia” que se juntam dentro do rim e formam uma verdadeira pedra. Já a infecção urinária é um processo em que há a presença de bactérias no sistema urinário, levando a um mecanismo inflamatório/infeccioso do nosso organismo. 

“Quando essa infecção acomete apenas bexiga, conhecida como cistite, o paciente apresenta sintomas mais brandos, como ardência ao urinar, urina com cheiro forte, dor no abdome inferior e aumento da frequência urinária”, diz Rodrigo Lima. Quando a infecção atinge o rim, um processo chamado de pielonefrite, como ocorreu com a cantora Preta Gil, ela tende a ser mais séria. “O paciente apresenta febre, vômitos, dor na região lombar ou lateral do abdome e piora do estado geral. Em alguns casos, pode ser uma infecção muito grave, com riscos importantes à saúde”, detalha o médico.

O tratamento de pielonefrite, de acordo com o urologista, envolve um procedimento cirúrgico de urgência, para desobstruir a via urinária que está sem drenagem adequada e com a presença de infecção. “Num primeiro momento, o paciente é submetido a colocação de um cateter na via urinária para liberar a passagem de urina, associado ao tratamento com antibióticos potentes para combater a infecção”. Rodrigo Lima explica que nesse momento agudo do quadro infeccioso, não é realizada a retirada do cálculo renal, pois pode ser fatal. “Após algumas semanas, quando o processo infeccioso estiver resolvido, aí sim é realizada a cirurgia definitiva para retirada do cálculo”. 

Entre as dicas do urologista para evitar a infecção urinária e cálculo nos rins estão beber muita água e esvaziar a bexiga a cada 3h ou 4h no máximo – pois urina retida na bexiga aumenta riscos. Para as mulheres sexualmente ativas, ingerir água, urinar o mais rápido possível e realizar higiene externa da região genital após a relação sexual. “Vale lembrar que a relação sexual não transmite infecção de urina, mas a proximidade da uretra da mulher com a vagina e com o anus favorece a migração de bactérias”. Por último, se tiver febre com sintomas urinários, como ardência, procure ajuda médica. “Essas infecções podem ser potencialmente fatais!”

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Saúde

Associação de Hormonologia critica decisão da Anvisa de suspender implantes hormonais manipulados

A Associação Brasileira de Hormonologia (ASBRAH) criticou a decisão da Anvisa de...

Saúde

COVID-19: secretarias estaduais de saúde registraram tendência de queda de casos no DF, GO e RJ

O mais recente Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com dados...

Saúde

Mulheres têm 50 vezes mais chances de desenvolver infecção urinária

O Hospital Urológico se une ao Outubro Rosa para conscientizar as mulheres...

Saúde

Incidência de cálculo renal aumenta na seca

Com mais de 100 dias de estiagem, muitos goianos enfrentam dificuldades para...