O Governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), usou suas redes socais para garantir que todas as pessoas que tomaram a 1a. dose da Coranavac na capital têm a 2a. dose garantida.
A declaração ocorre em meio à falta de estoque para concluir a imunização em alguns estados.
Em sessão no Senado, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, admitiu que há “dificuldade” no fornecimento do imunizante. “Tem nos causado certa preocupação a CoronaVac, a 2ª dose. Tem sido um pedido de governadores, de prefeitos, porque, se os senhores lembram, cerca de um mês atrás se liberou as 2ªs doses para que se aplicassem. E agora, em face de retardo de insumo vindo da China para o Butantan, há uma dificuldade com essa 2ª dose”, declarou Queiroga no Senado.
“O Ministério da Saúde alertou hoje que os estados que utilizaram a 2ª Dose de vacinas contra a Covid-19 como 1ª Dose cometeram um ERRO GRAVE. Agora, já é sabido, vários destes estados não têm doses em estoque para garantir a D2 da população no tempo correto. Aqui no Distrito Federal nós não cometemos esse erro”, afirmou Ibaneis.
O governador disse ainda que “a Secretaria de Saúde do DF em uma decisão acertada, fez a reserva das doses para garantir a imunização completa dos públicos já atendidos com a D1. No DF, para estas pessoas, não faltará a D2. Sofremos muita pressão para mudar este posicionamento, mas a firmeza da decisão nos garantiu hoje maior tranquilidade em relação aos outros estados”.
Ainda de acordo com Ibaneis, nesta terça-feira (27), o Ministério da Saúde deve repassar ao governo local mais informações sobre as próximas remessas de vacinas, “incluindo a chegada de doses da Pfizer”.
O governador afirmou que a taxa de transmissão do novo coronavírus no DF está em 0,83, o que indica redução nos contágios. Já o número de infecções ativas, que chegou a 16 mil em março, está em 9 mil, segundo a publicação.
Deixe um comentário