sábado , 19 abril 2025
DFNotícia

Ibaneis Rocha cria Cartão PDAF, após operação apurar fraudes no programa

47

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), criou, nesta quarta-feira (18/8), o Cartão PDAF. De acordo com o decreto publicado em edição extra do Diário Oficial do DF (DODF), a medida visa dar mais transparência, celeridade e eficiência na prestação de contas dos recursos do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). A criação veio oito dias após uma operação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) apurar fraudes no programa.
De acordo com a publicação do DODF, o Cartão PDAF será o instrumento para movimentação dos recursos do programa transferidos aos agentes executores, em benefício das unidades escolares e das regionais de ensino da Rede Pública de Ensino do DF. Poderão ser executoras: as Associações de Pais e Mestres, as Associação de Pais, Alunos e Mestres, os Caixas Escolares, as Associações de Apoio à Educação e demais entidades similares.
O Banco de Brasília (BRB) será o responsável por cadastrar aqueles que forem habilitados pela Secretaria de Educação (SEE) junto às agências detentoras das contas correntes, além de produzir e gerenciar o cartão. O Cartão PDAF só poderá ser utilizado após firmado o Termo de Colaboração com a secretaria. Os documentos necessários para o cadastro como agente executor estão dispostos no decreto e devem ser enviados à pasta.
Segundo o documento, os Diretores Escolares e os Coordenadores Regionais de Ensino são responsáveis pela legalidade e economicidade dos atos relativos ao PDAF de suas unidades. Todos os procedimentos para credenciamento, celebração de Termos de Colaboração, utilização dos recursos e prestação de contas do PDAF, credenciamento de fornecedores de materiais e serviços e demais procedimentos de ordem técnica e operacional e os demais casos omissos serão regulamentados por meio de Portaria da Secretaria de Estado de Educação.
Os recursos de emendas parlamentares serão liberados ao longo do ano, mediante solicitação ao GDF e encaminhada por meio de sistema de controle próprio de repasse das emendas parlamentares. (fonte:www.correiobraziliense.com.br)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...

NotíciaSP

Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL...