sábado , 19 abril 2025
DFNotícia

General Pafiadache é o novo secretário de Saúde do DF

38

O general do Exército Manoel Luiz Narvaz Pafiadache é o novo secretário de Saúde do Distrito Federal. Ele foi convidado pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) e aceitou o convite nesta sexta-feira (27/8). A coluna Grande Angular antecipou que o nome do general era o mais cotado para o cargo.
Até então, Pafiadache atuava como superintendente executivo do Instituto de Cardiologia do DF (ICDF). O general iniciou sua carreira em 1973, na Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende, Rio de Janeiro. Formou-se em 1976. Em 48 anos de carreira, já passou pela Presidência da República, como chefe da Segurança de Fernando Henrique Cardoso, de 2000 a 2002.
“É um grande desafio. Chego para agregar e ajudar. É assim que vamos enfrentar esse desafio. O governador facilitou a minha chegada com os encaminhamentos que já fez. Vamos identificar o que podemos melhorar e atuar”, disse o novo secretário.
Pafiadache ressaltou que, por ser militar, trabalha bem em equipe e que pretende fazer uma avaliação para atacar os pontos de real necessidade na área da Saúde na capital federal. “É uma missão que eu recebi do governador. Eu não trabalho sozinho. Vou começar fazendo uma grande análise. Avaliar o que já estava dando certo e o que precisa melhorar”, pontuou.
Reviravolta – Nesta sexta-feira (27/8), após anunciar que assumiria ele mesmo a gestão da secretaria, o governador indicou um substituto temporário de Osnei Okumoto à frente da pasta. O nome de Artur Felipe Siqueira de Brito chegou a ser publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira, porém como interino.
Questionado sobre porque desistiu de assumir o cargo, o governador Ibaneis Rocha esclareceu que precisava de um nome. “Não é que eu desisti. Eu precisava que alguém assumisse a pasta da Saúde do DF. Eu vou continuar trabalhando junto com o general e vou atuar como se fosse. Nada melhor do que você já ter a pessoa. Eu estava procurando a pessoa e já encontrei. O meu compromisso com o general é trabalhar todos os procedimentos de forma bem próxima.”
Nas últimas 24 horas, houve reviravolta envolvendo a área. Osnei Okumoto foi exonerado, e o médico Alberto Aguiar Santos Neto chegou a ser anunciado como novo secretário, mas, pouco tempo depois, desistiu.
“A saída do Osnei vem num momento que precisamos virar a chave da Saúde no DF. Essa nova etapa requer um novo reforço de trabalho. Eles fez um belo trabalho na pasta e, agora, volta para o Hemocentro”, detalhou Ibaneis.
O GDF quer ampliar os esforços na área da saúde. As demais secretarias do governo devem atuar em mais ações conjuntas com a pasta. O secretário de Governo, José Humberto Pires, vai integrar a força-tarefa. (fonte:www.metropoles.com)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...

NotíciaSP

Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL...