domingo , 24 novembro 2024
BrasilNotícia

Acionista da Cosan e família morrem em queda de avião no interior de SP, no acidente, piloto e copiloto também perderam a vida

34

No final da manhã de hoje (14) um acidente de avião durante a decolagem de voo matou o empresário Celso Silveira Mello Filho, sua mulher Maria Luiza Meneghel, os seus três filhos – Celso, Fernando e Camila –, mais o piloto Celso Elias Carloni e o copiloto Giovani Gulo. O acidente aconteceu em Piracicaba, interior paulista.
Segundo a Prefeitura de Piracicaba, o avião modelo King Air B200 saiu do Aeroporto Municipal Pedro Morganti e a queda aconteceu cerca de 15 segundos após a decolagem, em uma plantação de eucaliptos.

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Força Aérea Brasileira (FAB), informou em nota que foi acionado e vai fazer uma “ação inicial” no local. Nessa ação os investigadores identificam indícios, fotografam cenas, retiram partes da aeronave para análise, ouvem relatos de testemunhas e reúnem documentos. O objetivo, segundo o órgão, é prevenir que novos acidentes com características semelhantes aconteçam. De acordo com o Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), a aeronave acidentada estava com o certificado e a manutenção em dia.
Conforme testemunhas, o bimotor perdeu altura e acabou caindo em uma área de mata no bairro Santa Rosa, depois de se chocar com alguns eucaliptos. A explosão causou um incêndio no local, que fica próximo à Faculdade de Tecnologia. Equipes do Corpo de Bombeiros encontraram o avião em chamas e constataram que não havia sobreviventes. Mesmo assim, equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estiveram no local. A área da queda fica atrás de um condomínio residencial.
O delegado do 5º Distrito Policial, Fábio Rizzo de Toledo, acompanhou as buscas a possíveis sobreviventes. Toledo disse que serão necessários exames para a confirmação da identidade das vítimas e a liberação dos corpos, já que os corpos ficaram carbonizados. A Polícia Civil vai apurar em inquérito as causas do acidente.
Mello Filho era acionista do Grupo Cosan, empresa que tem seu irmão, Rubens Ometto Silveira Mello, como presidente do conselho de administração. Em nota, a empresa declarou que “com enorme pesar, a Cosan informa que o empresário Celso Silveira Mello Filho estava com a família na aeronave King Air 360 que caiu na manhã de hoje, em Piracicaba, causando a morte de todos os ocupantes”. Segundo informações, a família estava a caminho do Pará, onde possui fazendas, e que a aeronave era um aparelho novo.
Formado por Raízen, Moove, Comgás e Rumo, o Grupo Cosan é um dos maiores produtores de álcool e açúcar do país, com cerca de 600 milhões de toneladas de cana-de-açúcar processadas por safra.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...