sábado , 19 abril 2025
BrasilPolítica

Aliados de Bolsonaro no PSL prometem “debandada” do União Brasil

48

Quatro em cada dez deputados federais do PSL pretendem deixar o partido após a fusão com o Democratas, que resultou na criação do União Brasil. Em levantamento feito pelo jornal O Globo com os 54 parlamentares do PSL na Câmara, 23 deles (42,6%) disseram que sairão do partido; outros 16 afirmaram que seguirão na legenda, 6 estão indecisos e 9 não responderam. A debandada, no entanto, não deve ocorrer na janela partidária que se abrirá especificamente por causa da fusão, mas apenas na janela pré-eleitoral de março de 2022, para não atrapalhar acordos feitos com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a respeito de presidências de comissões.
Os deputados que pretendem sair disseram ao jornal carioca que a intenção do União Brasil de lançar candidato próprio, em vez de apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro, é a principal razão para a mudança – a nova legenda já tem três pré-candidatos: o ex-ministro Luiz Henrique Mandetta, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (ambos do DEM), e o apresentador José Luiz Datena (do PSL). O destino desses parlamentares, no entanto, ainda é incerto: dos 23 que prometem deixar o União Brasil, 16 dizem que se filiarão ao mesmo partido que Bolsonaro escolher, mas até o momento o presidente da República ainda não se decidiu; depois de conversas frustradas com legendas como o Patriota, os destinos mais prováveis são o PP ou o PTB.
Luciano Bivar, o presidente da sigla que nasce como “superpartido”, minimizou o provável êxodo de deputados aliados de Bolsonaro, afirmando a O Globo que acredita em novas filiações na janela partidária de março. “Certamente manteremos um número significativo de congressistas”, disse Bivar. A fusão já foi aprovada pelos dois partidos, mas ainda não foi aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que pode acontecer apenas no início de 2022. (Com informações da Gazeta do Povo)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Projeto exige acessibilidade e soluções sustentáveis em obras de prédios públicos

Acessibilidade e sustentabilidade podem se tornar obrigatórias em obras públicas, caso seja...

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Política

Senado aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Medida é recomendação da OCDE e começará em 2025; texto vai sanção...