sexta-feira , 22 novembro 2024
BrasilNotíciaPolítica

Bolsonaro embarca para a Itália, onde participará da reunião de cúpula do G20

32
O presidente Jair Bolsonaro vai a Camara dos Deputados para entregar ao presidente Rodrigo Maia o projeto de lei que altera as regras da carteira nacional de habilitacao (CNH) (O presidente Jair Bolsonaro vai a Camara dos Deputados para entrega

O presidente Jair Bolsonaro embarcou na noite desta quinta-feira (28) para a Itália para participar no fim de semana da reunião de cúpula do G20, grupo que reúne as principais economias do mundo.
O G20 reúne 19 países e a União Europeia. Os integrantes são responsáveis por cerca de 80% da produção econômica global e por 75% do comércio e exportações.
Em 2020, o encontro dos chefes de estado foi realizado por videoconferência, em razão da pandemia de Covid-19. Neste ano, o evento voltou a ser presencial. As reuniões do grupo ocorrem anualmente e são organizadas por um integrante. Neste ano, a Itália comanda o encontro.
As reuniões estão marcadas para sábado (30) e domingo (31). Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o governo brasileiro tem 12 prioridades para debater, as quais estão divididas em áreas como saúde, comércio e meio-ambiente.
Entre os principais temas a serem discutidos durante a cúpula estão as mudanças climáticas e a retomada da economia após a pandemia.
O acesso de países mais pobres às vacinas contra Covid-19 está na pauta da comitiva brasileira. Bolsonaro foi o único líder dos países do G20 que viajou à Assembleia-Geral da ONU, no mês passado em Nova York, sem ter se vacinado.
Outros compromissos – Bolsonaro tem previsão de chegar à Roma nesta sexta-feira (29) e de retornar ao Brasil na próxima terça-feira (2). Há expectativa de que Bolsonaro tenha uma reunião com o presidente da Itália, Sergio Mattarella, no Palácio do Quirinal, em Roma.
Em Pádua, o presidente deve participar de uma cerimônia para receber o título de cidadão honorário de Anguillara Veneta, onde nasceu um bisavô de Bolsonaro.
Anguillara Veneta fica a 80 quilômetros de Veneza, tem cerca de 4 mil habitantes e deve receber uma visita do presidente. A concessão da homenagem foi criticada por ativistas e grupos religiosos.
Bolsonaro também deve participar de uma cerimônia na próxima terça-feira (2) na cidade de Pistoia, onde estão enterrados soldados brasileiros que lutaram na região durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) a favor dos países aliados e contra as nazistas. (As informações são do G1)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...