domingo , 20 abril 2025
BrasilPolítica

Primeira mulher na disputa, Simone Tebet será lançada em dezembro

39

O comando do MDB, presidido pelo deputado Baleia Rossi (MDB/SP), está decidido a lançar a senadora Simone Tebet (MDB/MS) à Presidência na primeira semana de dezembro — as datas cogitadas são 7 e 8. Haverá uma reunião da Executiva do MDB, seguida da homologação, provavelmente em Brasília. A parlamentar encarnaria a imagem do “novo MDB” com discurso firme e combativo em favor da ética. E está prestes a se tornar a primeira mulher no campo da terceira via a entrar na corrida presidencial de 2022.

Um vídeo-manifesto da candidatura já está sendo produzido, centrado na imagem da senadora. A cúpula do MDB aposta numa equipe marcadamente feminina, inclusive com uma economista no papel de consultora da candidata. O marqueteiro também já estaria escolhido, mas o nome é guardado em sigilo. A própria senadora evita comentários sobre o tema e só deve se pronunciar publicamente após o anúncio oficial da cúpula.

No meio político, Tebet é respeitada por representantes de diferentes correntes ideológicas, tem trânsito em vários partidos e disposição para a disputa, como já comprovado em situações em que enfrentou caciques tradicionais, como Renan Calheiros (MDB/AL), em ruidosa disputa pela presidência do Senado, na qual Renan terminou derrotado por Davi Alcolumbre (DEM/AP). Pesquisas qualitativas apontam bom desempenho da senadora inclusive em redutos tradicionais, como o do agronegócio.

Tebet angariou popularidade e reforçou a imagem de independência ao participar da CPI da Covid, com inquirições duras aos depoentes, baseadas na análise de contratos e de mecanismos supostamente fraudulentos nas relações entre empresas, atravessadores e o Ministério da Saúde.

Na presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante do senado, exerceu autoridade com firmeza, cumpriu acordos e saiu bem avaliada pelos seus pares. Articulada, tem posições marcadas sobre economia e gestão pública, inclusive na Saúde. Com perfil de centro-direita, opõe-se com frequência ao presidente Bolsonaro, mas também a caciques tradicionais do próprio MDB.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Política

Projeto exige acessibilidade e soluções sustentáveis em obras de prédios públicos

Acessibilidade e sustentabilidade podem se tornar obrigatórias em obras públicas, caso seja...

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Política

Senado aprova taxação de 15% sobre lucro de multinacionais

Medida é recomendação da OCDE e começará em 2025; texto vai sanção...