sábado , 23 novembro 2024
BrasilNotícia

Covid-19: Ministério da Saúde reduz quarentena de infectados para até cinco dias

19
Covid-19: Ministério da Saúde reduz quarentena de infectados para até cinco  dias | DP Mais Saúde: Diario de Pernambuco

O Ministério da Saúde anunciou, nesta segunda-feira (10/1), a mudança no período do cumprimento da quarentena para pacientes contaminados pela covid-19. Segundo a pasta, a partir de agora, o intervalo, que era de dez dias, passa para sete, para pessoas com casos leves e moderados, mas pode acabar em até cinco dias.
“A nossa mensagem principal é que o isolamento é de sete dias, se ele não quis testar no quinto e tiver sem sintomas no sétimo ele pode sair do isolamento. Não é necessário testar. Recomendamos manter as recomendações até o décimo”, explicou o secretário de vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros, durante coletiva de imprensa.
Se no quinto dia o paciente estiver sem sintomas respiratórios, sem febre e uso de medicamentos, ele pode realizar a testagem para a doença. Caso o resultado para o novo coronavírus seja negativo, poderá ser liberado do isolamento. Em situações de resultado positivo, a quarentena deverá continuar até o décimo dia.“Essa é a quarta atualização do guia epidemiológico para covid-19”, esclareceu Medeiros.

Reunião – Na manhã desta segunda, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou que os integrantes da pasta e membros dos conselhos de secretários estaduais e municipais de Saúde (Conass e Conasems) iriam se reunir para dar um veredicto sobre o tema.A sugestão da pasta se aproxima da atualização do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (do CDC) dos Estados Unidos, que reduziu de dez dias para cinco dias o tempo recomendado de isolamento para assintomáticos, desde que prossigam com o uso de máscara e testem negativo para a doença. (Com informações do Correio Braziliense)

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...