quinta-feira , 21 novembro 2024
DFNotícia

Ibaneis Rocha admite possível lockdown no DF

46
Foto: Mateus Amorim/Agência Brasília

Durante runião com o prefeitos do entorno realizada nesta quinta-feira, 25, no Palácio do Buriti, o Governador Ibaneis Rocha admitiu a possilidade de um lockdown, caso haja transmissão comunitária no DF com as novas variantes do novo coronavírus.

Caso as novas variantes mais agressivas e contagiosas do coronavírus passem a ter transmissão comunitária no Distrito Federal, o governador Ibaneis Rocha (MDB) não descarta decretar lockdown em Brasília.

“Se elas realmente vierem a se transformar em uma transmissão comunitária, aí nós vamos ter que chegar novamente a um ponto de fechamento, de lockdown. Porque a gente sabe que o agravamento vai ser muito grande e o número de vacinas que têm chegado ainda é muito pequeno”, complementou.

No encontro, Ibaneis anunciou a criação de um convênio de pactuação com os municípios para ampliar o atendimento a pacientes com Covid-19 residentes nos municípios situados ao redor da capital do país. “Será submetido ao Conselho Bipartite. Dessa forma, teremos condições de ampliar o atendimento”, disse.

Caso a medida seja aprovada, pode ocorrer a transferência de leitos e recursos das cidades do Entorno para Brasília. Nesse sentido, segundo Ibaneis, “o recurso acompanha o paciente”.

O Governador de DF anunciou ainda que autorizará o BRB a abrir linhas de crédito para os pequenos negócios e, dessa vez, incluir aqueles instalados no Entorno. “Serão juros reduzidos e isso pode ajudar muito os nossos comerciantes que sofrem com a pandemia”, disse.

Outro assunto discutido na resunião dessa vez encabeçado pelos prefeitos foi para  apaziguar os ânimos e construir uma solução unificada para a crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19. O prefeito de Valparaíso (GO), Pábio Mossóro (MDB), presidente da Associação dos Municípios do Entorno de Brasília (Amab), comentou o debate envolvendo o tratamento de pacientes do Entorno na capital do país. “Não podemos ficar neste fogo cruzado”, disse ele, referindo-se ao embate entre o Ibaneis e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM).

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...

NotíciaSP

Apagão em São Paulo já causou pelo menos R$ 1,65 bilhão em prejuízos ao varejo e aos serviços da cidade

Entidade – que está em diálogo com autoridades e com a ENEL...

Notícia

Decisão sobre horário de verão será na terça-feira, diz ministro

O Ministério de Minas e Energia vai decidir na terça-feira (15) sobre...