quarta-feira , 16 abril 2025
BrasilEconomia

Taxa de desemprego chega a 11,1% no primeiro trimestre, diz IBGE

63

Este é o menor índice registrado desde 2016.

Enfim, uma notícia animadora para a economia. Segundo pesquisa do IBGE, com dados da Pnad Contínua, divulgada nesta sexta-feira (29), a taxa de desemprego no Brasil atingiu 11,1% no trimestre de janeiro a março.

Esse é o menor índice para o trimestre desde março de 2016. O valor também se manteve estável na comparação com o período anterior, em 2021. Então, para saber mais sobre o cenário atual, confira a seguir.

Assim, segundo o IBGE, o número de desempregados no período somou 11,9 milhões de pessoas. Com isso, a população ocupada estimada em 95,3 milhões recuou 0,5% na comparação com 2021.

Na prática, o número representa menos 472 mil pessoas no mercado de trabalho. Para a coordenadora do IBGE, Adriana Beringuy, em entrevista divulgada pela Agência Brasil, a falta de crescimento na procura por emprego  no trimestre explica a estabilidade da taxa.

“Se olharmos a desocupação em retrospecto, pela série histórica da pesquisa, podemos notar que, no primeiro trimestre, essa população costuma aumentar devido aos desligamentos que há no início ano. O trimestre encerrado em março se diferiu desses padrões”, explicou Adriana.

Além disso, a pesquisa também mostrou que o rendimento médio da população também aumentou, ficando 1,5% maior em relação ao trimestre passado. Dessa forma, o valor médio ficou estimado em R$ 2.548.

Já em relação ao número de pessoas que trabalham por conta própria na comparação com o último trimestre recuou 2,5%. Na prática, isso representa que um total de 660 mil pessoas dessa categoria saíram do mercado.

Por fim, de acordo com o IBGE, a taxa de informalidade sofreu o impacto dessa diminuição e alcançou 40,1%, após retração de 0,6 ponto percentual. Dessa forma, o número de trabalhadores informais passou da marca de 38,2 milhões, com redução de 1,9%.

Já o emprego com carteira assinada alcançou mais de 34,9 milhões de pessoas, aumentando 1,1% se comparado com o trimestre de dezembro de 2021. Esse é o quarto trimestre consecutivo que há crescimento nessa categoria.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Economia

Dólar alto exigirá mais cautela das empresas pelos próximos meses, alerta FecomercioSP

Pacote fiscal insuficiente e política de expansão de gastos impedem melhora do...

Economia

Abono Salarial: até quando pode sacar? Saiba quem tem direito

Os trabalhadores que ainda não sacaram o abono salarial PIS-Pasep 2024 –...