O jornalista Lucas Neiva, do Congresso em Foco, recebeu ameaças de morte e teve seus dados pessoais vazados após divulgar esquema de fake news pró-Bolsonaro.
O repórter denunciou a existência de um fórum anônimo para produzir desinformação que favorecesse o presidente Jair Bolsonaro.
Depois das ameaças pessoais, o portal também foi alvo de ataques cibernéticos.
“Parece que alguém vai amanhecer morto”, escreveu um dos usuários.
“Eu ri do jornalista esfaqueado em Brasília e queria que acontecesse mais”, acrescentou outro no site 1500chan, o mais ativo imageboard brasileiro.
As ameaças foram registradas por Neiva na 9ª Delegacia de Polícia de Brasília. A plataforma de troca de mensagens é conhecida por não exigir qualquer tipo de identificação de seus usuários.
O Fórum também não restringe o conteúdo veiculado e é comum haver propaganda de extrema-direita, divulgação de conteúdo racista e antissemita e a disseminação de teorias da conspiração.
A denúncia feita pelo jornalista revelou que usuários da plataforma se propõe a pagar com recursos próprios a criação de conteúdo eleitoral em favor de Jair Bolsonaro. Na publicação ainda constam instruções para fazer com que o conteúdo se torne viral.
Outras mensagens contra a imprensa também são encontradas no fórum. “Fui o autor do blog Big Bosta Brasil 2022, e não vou parar com a distribuição de ódio. Todo jornalista deve ser estripado e afogado em seu próprio sangue enquanto todas as mulheres de sua família serem estupradas e mortas com requintes de crueldade. Jornalista tem mais é que ser arremessado ao mar com as mãos atadas nas costas”, disse um dos usuários.
Este não é o único imageboard brasileiro, outros sites também oferecem plataformas similares. Dois outros sites já haviam sido derrubados anteriormente no País, no entanto, novas plataformas continuam aparecendo. (fonte:www.cartacapital.com.br)
Deixe um comentário