sexta-feira , 22 novembro 2024
CulturaGO

Festival Ilumina na Chapada dos Veadeiros com: vivências, yoga e shows

56

O passaporte para os três dias do festival, nos dias 8, 9 e 10 de setembro, e ingressos avulsos podem ser adquiridos por meio da plataforma Sympla

Durante três dias, no coração da Chapada dos Veadeiros, o Ilumina propõe uma conexão com diversas vivências, práticas corporais, encontros com professores, pesquisadores e palestrantes, em contato direto com a natureza do cerrado. Além disso, o Festival traz apresentações de Emicida, com o festejado álbum AmarElo e Luedji Luna, que apresentará o show “Bom Mesmo é estar debaixo d’água”, fruto do seu segundo disco.

A oitava edição do Festival Ilumina acontecerá, mais especificamente, na Aldeia Multiétnica, espaço dedicado ao fortalecimento das culturas e lutas políticas dos povos indígenas e quilombolas.

“A proposta inicial do nosso evento era reunir pessoas em um festival de música onde elas pudessem, por meio de vivências práticas e trocas de conhecimento, ativar a seguinte percepção: Somos todos responsáveis pelo cuidado e preservação do nosso ambiente externo, a natureza, tanto quanto somos responsáveis por cuidar e conhecer o nosso ambiente interno – emoções, sonhos, relações, saúde e bem-estar”, explicam Karla Duarte, idealizadora do Festival, e Lara Luzuah, co-criadora.

Com uma programação eclética e reflexiva, o espaço do evento contará com o Palco Cerrado, por onde passarão Luedji e Emicida, citados acima, mas também Zé Miguel com a prática Gokul Yoga, que é natural de Maputo, Moçambique, e está envolvido no universo das terapias e Yoga desde 2005, bem como Carla Vollmer e Matthew Vollmer, com Ashtanga Vinyasa Yoga, considerados dois dos maiores nomes da prática no Brasil. Também estão confirmados para o mesmo palco as atividades Iyengar Yoga, com Camila De Lucca e Pedro Pessoa, além de Djuena Tikuna com o show Torü Wiyaegü “Os cantos que Acalentam os Imortais”. As vivências “A Lembrança de Si Mesmo”com Déa Trancoso e “Forró Não Binário”, com Camilla Santiago também fazem parte da programação. Veja a programação completa abaixo.

O evento contará ainda com o Palco Futuro Ancestral, dedicado às rodas de conversa temáticas e palestras. Entre os nomes confirmados estão Marcelo Rosenbaum, renomado designer brasileiro, com a palestra sobre “Design para Transformação”, Thiago Ávila, Nildes Kariri-Xocó, Chiquinha Santos e Maria Carol, que falarão sobre a sua experiência de transformação na roda de conversa sobre a “Cultura do Bem Viver”. Além destes, Alessandra Luglio, nutricionista da Universidade de São Paulo e ativista, fará a roda de conversa com o tema “Sua Alimentação Molda O Mundo”, na qual discutirá o veganismo como passaporte para a regeneração da ética, da saúde humana, do meio ambiente e do amor.

Por último, mas não menos importante, o Festival Ilumina mais uma vez terá o espaço Yoga, completamente dedicado à prática milenar. Nele se apresentarão profissionais como Marcelo Guedes com Sound Healing, Paula Siqueira com Ashtanga Vinyasa, Alana Mendes com Kundalini Yoga, Leide Nirav com Acro Yoga, Isabela Scherner/Amaru com Yoga Alquímico, Mariana Sarmento com Hatha Yoga, Dani Caribé com Yogaterapia Hormonal, entre outros. O Festival está desenhado em eixos temáticos, são eles: manifestações artísticas; culturas ancestrais; saúde, bem-estar e autoconhecimento; pensamento e contemporaneidade; meio ambiente.

Meio ambiente em pauta – Em meio às práticas milenares, rodas de conversa e shows do Festival Ilumina, a temática ambiental não poderia ficar de fora. Entre as atividades previstas está a produção de um Manifesto pela Regeneração do Cerrado, em parceria com as ONG’s ISPN, IPAM e Rede Cerrado, buscando valorizar esse bioma que atravessa e interliga onze estados brasileiros, criando um cinturão natural no nosso país. O cerrado, considerado a savana nacional, está sendo fortemente degradado há décadas e precisa ser preservado como uma das maiores biodiversidades do planeta.

Espaço para crianças – Pensando nos pequenos, o Festival preparou uma programação especial para as crianças. A primeira atração do primeiro dia de Festival será “Yoga com Histórias para Crianças” com Thayana de Carvalho Conrado. Repleta de humor e amor, Caroline Lopes levará para o espaço a apresentação “Palhaça Rastatá em Busca do Nariz Perdido”. E como temáticas importantes não ficarão de fora, Chiara Santos e Bruna Ianara, farão a dinâmica “Criança Natureza: Fortalecendo a Conexão Criança-Natureza”.

FESTIVAL ILUMINA – É, originalmente, um evento imersivo que nasceu e se desenvolveu no Cerrado, no centro do País. Durante três dias inteiros os participantes se conectam com diversas vivências, práticas corporais, encontros com professores, pesquisadores e palestrantes, em contato direto com a natureza do cerrado, além de terem a oportunidade de participar de um Festival de música sem álcool, com praça de alimentação totalmente vegana, em uma experiência que surpreende. O Festival está desenhado em eixos temáticos, são eles: manifestações artísticas; culturas ancestrais; saúde, bem-estar e autoconhecimento; pensamento e contemporaneidade; meio ambiente.

Cada um dos três dias culmina com uma grande atração musical. A proposta inicial era reunir pessoas em um festival de música para que pudessem por meio de vivências práticas e troca de conhecimento ativar a seguinte percepção: Somos todos responsáveis pelo cuidado e preservação do nosso ambiente externo, a natureza, tanto quanto somos responsáveis por cuidar e conhecer o nosso ambiente interno – emoções, sonhos, relações, saúde e bem-estar.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Cultura

R$ 30,5 milhões da PNAB vão fomentar quase 180 projetos culturais no Distrito Federal

Prêmios, Pontos e Pontões de Cultura estão na lista de editais lançados...

Cultura

Quadrinhos: como construir uma HQ do início ao fim

A Universidade do Livro promove mais um curso inédito. Desta vez, será Quadrinhos:...

Cultura

Últimos dias para visitar o Museu Dinâmico de Cera 

Apresentando o “Ato II – A Semana de Arte Moderna” no MAB,...

Cultura

Uma jornada pelo envelhecimento bem-sucedido

Especialista em gerontologia e programas de promoção da saúde mental, Ney Messias...