A partir desta quarta-feira (7), data que celebra os 100 anos das primeiras transmissões oficiais do rádio no Brasil, a ABERT lança o Memorial do Rádio Brasileiro, em mais uma homenagem ao meio. O Memorial do Rádio Brasileiro é uma grande exposição virtual, interativa, que relembra a trajetória do rádio em seis salas cronologicamente divididas por temas. De fácil acesso e navegação, ao percorrer as salas, o visitante poderá encontrar centenas de áudios, fotos e imagens que contam a história deste primeiro século de radiodifusão no Brasil.
O Memorial tem a curadoria do pesquisador Elmo Francfort, que com o apoio das associações estaduais de radiodifusão e parceiros, resgatou registros importantes da memória do rádio brasileiro. A confecção artística é da Caselúdico, empresa responsável por exposições com grande sucesso de público, e da After Hour Multimídia, que reuniu áudios históricos de cada década. “O Memorial do Rádio Brasileiro é uma homenagem da ABERT aos profissionais e colaboradores que fizeram e fazem do nosso rádio o companheiro de todas as horas, um veículo que está em constante evolução para garantir o melhor de sua programação: informação, entretenimento, música, cultura e serviços”, afirma o presidente da ABERT, Flávio Lara Resende.
Também nesta quarta-feira, o público conhecerá os aparelhos de rádio modelo capelinha, um dos mais populares da década de 1940, que fazem parte da Mostra Rádio em Movimento. Ao acessar o site, será possível conhecer o trabalho artístico de representantes de todos os estados brasileiros e do Distrito federal. Até o dia 25 de setembro, é possível escolher a peça preferida, numa votação rápida e simples.
Além dos dois sites, a ABERT disponibilizou também um vídeo comemorativo para veiculação gratuita pelas emissoras de TV e redes sociais e um spot para as emissoras de rádio. Os sites entrarão no ar nesta quarta-feira, quando a ABERT enviará o endereço de cada um deles.
Deixe um comentário