quinta-feira , 21 novembro 2024
BrasilCelebridadesMundo

Lula e a rainha Elizabeth II: cooperação, prêmio e sede do BNDES em Londres

29

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte da rainha Elizabeth II, aos 96 anos, nesta quinta-feira (08/09). Os dois se encontraram duas vezes como chefes de estado. Em 2006, durante uma visita oficial para assinar acordos de cooperação entre Brasil e Reino Unido, e em 2009, durante encontro do G20.  “A Rainha Elizabeth II testemunhou e participou dos grandes eventos e processos históricos dos últimos 80 anos. Marcou era como Chefe de Estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas”, disse o líder brasileiro.

A monarca estava no trono britânico desde 1952. Seu filho mais velho, o príncipe Charles, 73 anos, deve sucedê-la. “Em nosso governo, o Reino Unido e o Brasil tiveram excelentes relações diplomáticas, políticas e comerciais, marcadas pela visita de Estado em que ela nos recebeu, em 2006. Gravo na memória nosso encontro na reunião do G-20 em Londres, em 2009. Minhas condolências à família e a todos que admiravam a Rainha Elizabeth II no Reino Unido e ao redor do mundo”, completou o ex-presidente.

Encontros – Como presidente do Brasil, Lula encontrou com Elizabeth II pela primeira vez em 2006, a convite da rainha, e ficou hospedado durante três dias no Palácio de Buckingham. Na ocasião, governos brasileiro e britânico firmaram acordos de cooperação nas áreas de educação, combate à pobreza, ciência e tecnologia, saúde, promoção do desenvolvimento sustentável, mudança climática e produção artística.

Lula também participou de encontros com empresários e lideranças mundiais. Em um seminário empresarial, inclusive, ele discursou as sobre as ótimas oportunidades de investimento que o Brasil daquela época apresentava.

No último dia, um jantar em homenagem a Lula ocorreu no palácio e contou com 165 convidados, entre eles os ministros brasileiros que faziam parte da comitiva, como Gilberto Gil, Fernando Haddad e Celso Amorim, o primeiro-ministro britânico Tony Blair, o roqueiro Jimmy Page e embaixadores na Grã-Bretanha de países como México e Kuwait.

Protagonismo – O segundo encontro com a rainha aconteceu em abril 2009, durante reunião em Londres da cúpula do G20, a organização que reúne os líderes das principais economias do mundo. Esse encontro ganhou o mundo após o então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiar Lula, afirmando que o brasileiro “é o cara” e o “político mais popular do mundo”.

Sete meses depois, Lula foi mais uma vez recebido pela rainha Elizabeth no Palácio de Buckingham, onde explicou como enfrentou e superou rapidamente a “crise financeira de 2008”.

Depois do encontro, o presidente Lula recebeu o Prêmio Chatham House 2009, por ser o líder da estabilidade e da integração da América Latina. Aplaudido de pé após quase uma hora de discurso, ele incentivou empresas estrangeiras a investirem no Brasil e disse que o país tinha cansado de ser “economicamente pequeno”, prevendo um crescimento de 5% para 2010. A alta do PIB daquele ano, porém, superou as expectativas, alcançando 7,5%. Superou os Estados Unidos (2,8%) e a União Europeia (1,7%), e inferior a China, com 10,3%.

Naquela viagem, Lula também inaugurou o que seria o segundo escritório do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no exterior – o primeiro, em Montevidéu, no Uruguai, havia sido lançado pelo presidente dois anos antes. A intenção, como explicou na ocasião, era não só cuidar das empresas brasileiras no exterior, mas também convencer as empresas estrangeiras a investir no Brasil para gerar empregos e renda.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Mundo

Cúpula do Brics na Rússia mira alternativa ao dólar e ao FMI

Entre os diversos assuntos que serão tratados na 16ª cúpula dos líderes...

Brasil

Nova Carteira de Identidade Nacional possibilita melhoria dos serviços públicos

Secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação, Rogério...