sexta-feira , 18 abril 2025
MundoNotícia

Ataque a tiros em cidade do México deixa prefeito e outras 19 pessoas mortas

46

Criminosos integram o grupo ‘Los Tequileros’; balanço da consultoria Etellekt aponta que com a morte Conrado Mendoza, país registra 94 prefeitos assassinados desde o ano 2000

Um ataque a tiros no violento estado mexicano de Guerrero, no México, deixou 20 mortos, incluindo o prefeito da comunidade de San Miguel Totolapan, na quarta-feira, 5, informou o Ministério Público estadual. O prefeito Conrado Mendoza, do Partido da Revolução Democrática (PRD, esquerda), estava no palácio municipal quando foi atacado por homens armados em plena luz do dia. “Até o momento temos a confirmação das mortes de 18 pessoas e dois feridos”, declarou a procuradora de Guerrero, Sandra Luz Valdovinos. O pai do político, que também foi prefeito da localidade, policiais e soldado estão entre as vítimas fatais. “Uma operação teve início para localizar e deter os responsáveis pelo ataque armado”, informou em um comunicado a Coordenação para a Construção da Paz, organismo com a presença de autoridades estaduais e federais. De acordo com um balanço da consultoria Etellekt, com a morte de Mendoza o México registra 94 prefeitos assassinados desde o ano 2000.
A fachada do palácio municipal de San Miguel Totolapan, onde o crime acontecei, ficou com dezenas de marcas de tiros. Os criminosos, segundo a imprensa local, integram o grupo ‘Los Tequileros’, do estado de Jalisco (oeste), aliados do poderoso cartel Jalisco Nova Geração. Há alguns anos, o mesmo grupo atuou na região, em particular com sequestros para pedidos de resgate, mas sua influência caiu a partir de 2018, após a morte de um de seus líderes em um confronto com a polícia. Segundo a imprensa, mensagens circularam na comunidade há alguns dias com ameaças de que o grupo retornaria a San Miguel Totolapan. Há mais de duas décadas, Guerrero, na costa do Pacífico e um dos estados mais pobres do país, é abalado pela violência de grupos rivais que tentam controlar o tráfico de drogas e o cultivo de papoula e maconha. O PRD condenou o “assassinato covarde” do prefeito. “Exigimos justiça, basta de impunidade”, afirma a mensagem do partido. A governadora de Guerrero, Evelyn Salgado, do partido Movimento Regeneração Nacional (Morena, do presidente Andrés Manuel López Obrador), também condenou o ataque e prometeu uma investigação rápida. (Com informações da AFP )

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

MundoPolítica

“Serei o presidente que convoca o país à união nacional”, diz Yamandu Orsi

Candidato da Frente Ampla celebrou vitória histórica no Uruguai com compromisso de...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...