sábado , 23 novembro 2024
BrasilPolítica

Bolsonaoro mantém silencio após derrota nas urnas e vitória do seu adversário Lula

21

O presidente Jair Bolsonaro (PL) deixou o Palácio do Alvorada na manhã desta segunda feira, ainda sem se manifestar oficialmente sobre a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva (PT, desde o resultado oficiais das eleições presidenciais deste domingo. Existe a expectativa de que ele fale ainda hoje, mas a agenda oficial segue em aberto. Desde ontem, Bolsonaro ficou isolado e em silêncio no Palácio da Alvorada. Por volta das 9h30, o candidato derrotado deixou o local em direção ao Palácio do Planalto em um comboio de quatro carros.

A agenda de Bolsonaro para esta segunda-feira (31) não prevê compromissos oficiais. Pela manhã, o ajudante de ordens de Bolsonaro, tenente-coronel Cid, se dirigiu ao Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente. O general Walter Souza Braga Netto, que concorreu como candidato a vice de Bolsonaro, também foi visto entrando no Alvorada. Depois, Bolsonaro se dirigiu ao Palácio do Planalto.

Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PL) fez dois discursos na noite deste domingo (30710) após a oficialização do resultado do segundo turno, Jair Bolsonaro (PL) optou pelo silêncio. Até a madrugada de segunda-feira, o presidente de extrema direita ainda não havia feito nenhum pronunciamento ou divulgado comunicado sobre a vitória do seu adversário.

Segundo o jornal Folha de S.Paulo, um assessor do presidente comunicou ministros do governo que tentaram falar com Bolsonaro que ele havia ido dormir. Por volta de 22h, as luzes do Palácio da Alvorada foram apagadas.

Os filhos mais velhos  do presidente – o senador Flavio Bolsonaro (PL-RJ), o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ) –, normalmente ativos nas redes sociais, também permaneciam em silêncio até a publicação desta reportagem.

O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela hora, Lula, tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava 49,17% de votos válidos.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...

Política

Enchentes no RS: senadores apresentam propostas para reconstrução do estado

A comissão temporária externa do Senado que acompanha as ações de enfrentamento às...

Política

Comissão aprova estratégia para diagnóstico de sinais de risco para autismo em pacientes do SUS

Proposta será analisada por outras duas comissões da Câmara e depois segue...