O texto da PEC da Transição ou PEC do Bolsa Família foi apresentado ontem no Congresso Nacional pelo pelo vice-presidente eleito e coordenador do governo de transição, Geraldo Alckmin. A proposta propõe gastos de 175 BILHÕES de reais fora do teto de gastos para garantir o novo valor do Auxílio Brasil dentro do Orçamento. Alckmin explicou que também está neste valor a previsão de pagar para as famílias 150 reais por criança até seis anos.
Agora, a equipe de Lula terá que negociar com os parlamentares a aprovação. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, foi à Câmara ontem apenas para receber o texto, mas não falou com a imprensa. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está no Egito, e já indicou que o texto pode ser votado ainda neste mês.
Lula que está na Conferência do Clima, no Egito, falou agora pouco sobre o teto de gastos. Segundo ele, é necessário ter responsabilidade social e entender que as reações negativas do mercado financeiro são fruto de “especuladores”. Uma frase dele está sendo bem compartilhada: “Vai cair a bolsa, vai subir o dólar, paciência” em referência a uma reação do mercado na semana passada quando Lula falou sobre acabar com a fome no Brasil. De toda forma, Lula disse que vai cumprir a meta de inflação, mas seguir uma meta de crescimento, que prevê que a riqueza seja distribuída.
Deixe um comentário