quarta-feira , 16 abril 2025
BrasilEsporte

Zidane é candidato a substituir Tite na Seleção Brasileira

44

Zinedine Zidane está na lista dos cotados para substituir o técnico Tite no comando da Seleção Brasileira, informou, neste domingo, 25, o jornal francês L’Équipe. “Zizou”, como também é conhecido, tornou-se candidato à vaga por ser considerado um treinador moderno. Quando esteve à frente do Real Madrid, conquistou três vezes a Uefa Champions League — a maior competição de clubes do mundo.

Algoz brasileiro
Zizou é conhecido do torcedor brasileiro por ser algoz da Amarelinha em duas Copas do Mundo. Em 1998, liderou a França na vitória por 3 a 0 sobre o Brasil, na final. Em 2006, foi o protagonista da vitória por 1 a 0 que eliminou os brasileiros nas quartas de final.

Zizou atuou como treinador apenas em uma equipe, o Real Madrid, entre 2016 e 2021. No clube espanhol, conquistou três edições da Uefa Champions League, o Campeonato Espanhol e o Mundial de Clubes da Fifa.

Segundo o L’Equipe, outros treinadores estrangeiros têm o perfil procurado pela CBF, como os argentinos Marcelo Gallardo, ex-River Plate, e Maurício Pochettino, ex-Tottenham. O alemão Thomas Tuchel, ex-Chelsea, e os espanhóis Roberto Martínez e Rafa Benítez, ex-Bélgica e Liverpool, também estariam na lista.
Fim de ciclo – Tite confirmou a saída da Seleção Brasileira em 9 de dezembro, depois do jogo entre Brasil e Croácia, que terminou com a derrota dos pentacampeões.

“Fim de ciclo”, anunciou o treinador. “Já havia colocado há mais de um ano e meio isso. Não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe.”

O treinador foi para o vestiário logo após o zagueiro Marquinhos perder a cobrança que sacramentou a eliminação brasileira. Indagado se não deveria permanecer em campo, visto que é o comandante da Seleção, Tite respondeu: “Talvez pudesse fazer isso, mas, seguramente, os jogadores sabem quanto orgulho tenho do trabalho, de estar junto e do comprometimento que tenho com o trabalho que desenvolvi.”

Degrau mais baixo
Em artigo publicado na Edição 143 da Revista Oeste, Ana Paula Henkel afirma que Tite desceu o degrau mais baixo que um profissional pode descer. Segundo a colunista, o treinador abandonou “seu batalhão ainda preso na trincheira pelo abate, pelas lágrimas, pela frustração e pela tristeza diante da derrota”. Assim que o jogo terminou, Tite saiu do campo sem acolher os jogadores.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasil

#BotaPraAndar prioriza início de obras do Minha Casa, Minha Vida em primeira rodada de 2025

As reuniões virtuais contemplaram empreendimentos em estado mais avançado nas cidades de...

Brasil

Brasil precisa de R$ 99,76 bilhões para recuperar e manter suas rodovias

O investimento necessário para a reconstrução, restauração e manutenção do pavimento rodoviário...

Brasil

Garimpo ilegal: PL que tramita no Senado pode combater atividade

O Senado Federal analisa no momento um projeto de lei (PL 3.776/2024)...

Brasil

Xi Jinping defende que Brasil e China caminhem juntos e aprofundem parceria estratégica

Em artigo para a imprensa brasileira, o presidente da China, Xi Jinping,...