terça-feira , 15 abril 2025
BrasíliaNotícia

Pesquisa mostra que oito em cada dez brasileiros desaprovam as manifestações de 08/01 em Brasília

32

81% da população brasileira não aprova as manifestações de 8 de janeiro ocorridas em Brasília, que levaram à depredação das sedes dos três poderes. É o que indica uma pesquisa realizada pela Ipsos com 600 entrevistados, nas cinco regiões do país. Apenas 18% dos participantes responderam que aprovam o ato e 1% não soube responder.

Responsáveis

O levantamento também questionou os entrevistados sobre quem seriam os responsáveis pelos protestos. Para 70% da população, o ex-presidente Jair Bolsonaro tem responsabilidade pelos fatos.

Por outro lado, 39% dos participantes indicaram uma parcela de responsabilidade para o atual presidente, Luís Inácio Lula da Silva. Já o Supremo Tribunal Federal (STF) foi apontado por 48% dos respondentes. Nesta questão, os entrevistados poderiam indicar mais de uma resposta, por isso a soma dos resultados é superior a 100%.

Afastamento do governador do DF

O afastamento do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha, pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, também foi tema da pesquisa. 67% dos entrevistados afirmaram que concordam com a decisão de afastá-lo. Já 20% das pessoas afirmaram que discordam da medida. 9% não tem opinião formada sobre o assunto e outros 4% não souberam responder.

Perspectivas de novos atos

Sete em cada dez brasileiros (70%) demonstraram preocupação com a possibilidade de novos atos do tipo ocorrerem no país, enquanto 23% das pessoas não acreditam que eventos do tipo podem acontecer novamente e 7% não souberam responder.

Futuro do Brasil

Por fim, a pesquisa questionou aos participantes sobre quais são os principais sentimentos em relação ao futuro do país. 61% dos entrevistados responderam que enxergam o futuro com preocupação. Vergonha (36%), medo (34%), otimismo (33%) e revolta (24%) também foram opções mencionadas pelos brasileiros. Nesta questão, os entrevistados também poderiam indicar mais de uma resposta, por isso a soma dos resultados é superior a 100%.

Sobre a pesquisa

A Ipsos entrevistou, de forma on-line, 600 pessoas maiores de 18 anos, em uma amostra nacional das cinco regiões do país (sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste), no dia 10 de janeiro de 2023. A margem de erro é de 4 pontos percentuais.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Brasília

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

A cúpula das Forças Armadas acompanha com apreensão os sinais emitidos pelo...

Notícia

Governo sanciona crédito especial de R$ 273 milhões para o Judiciário e CNJ

Foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a...

Notícia

ExpoCannabis mostra potencial de empregabilidade no mercado da planta

Capaz de gerar pelo menos 328 mil empregos no Brasil, o mercado...

Notícia

Políticas púbicas: plataforma mapeia investimentos federais no Brasil

Um portal que mapeia a distribuição dos investimentos federais no Brasil, abrangendo...